Glossário

Enterprise Ethereum Alliance (EEA)

Moderate

Um grupo de organizações e empresas trabalhando juntas para desenvolver ainda mais a rede Ethereum.

O que é a Enterprise Ethereum Alliance (EEA)?

A EEA agrupa várias empresas de tecnologia, instituições financeiras, start-ups e acadêmicos com o objetivo de promover o uso da tecnologia Ethereum e gerar novas oportunidades de negócios em todo o mundo.

Sua comunidade global inclui uma mistura de gigantes multinacionais e start-ups. JPMorgan Chase é membro, assim como Microsoft, Intel, Accenture, EY e BP.

Por meio da aliança, os membros criaram um fórum onde podem compartilhar conhecimento e promover a ampla adoção do Ethereum entre os players institucionais.

As operações da EEA se baseiam em quatro pilares: entender os requisitos dos negócios, criar especificações padrão que atendam a esses requisitos, evoluir junto com a blockchain pública do Ethereum e alcançar a interoperabilidade global por meio de programas de certificação.
A tecnologia do Ethereum ainda está em um estágio inicial e terá que superar vários obstáculos técnicos e regulatórios antes de se tornar totalmente funcional para transações comerciais. O Ethereum atualizou sua blockchain para uma rede Proof-of-Stake - o que significa que ele pode lidar com muito mais transações por segundo do que antes da atualização.

Apenas alguns dos possíveis casos de uso divulgados pela EEA incluem blockchains sendo usados para promover a segurança dos alimentos. Essa tecnologia pode ser usada em todas as etapas da cadeia de suprimentos, oferecendo maior transparência aos consumidores. Caso os produtos precisem passar por recall, os defensores da tecnologia argumentam que isso pode acelerar o processo – e garantir que a origem de um problema possa ser identificada muito mais rápido do que atualmente.

A Blockchain também traz a oportunidade de tokenizar uma ampla gama de ativos, incluindo itens do mundo real, como propriedades. Os registros de saúde também podem ser mantidos com mais segurança do que atualmente, e os diplomas universitários podem ser tokenizados para evitar fraudes.

A EEA está sediada nos EUA, mas também possui escritórios na China, França e Japão.