Glossário

Agregador de DeFi

Moderate

Um agregador de DeFi reúne negociações em várias plataformas DeFi em um só lugar.

O Que É um Agregador de DeFi?

Um agregador de DeFi reúne negociações em várias plataformas de finanças descentralizadas (DeFi) em um único local, economizando tempo dos usuários e aumentando a eficiência das negociações de criptomoedas. Como o nome sugere, a DeFi está espalhada por diferentes blockchains, como Ethereum e BNB Chain Dentro de cada blockchain existe um ecossistema de protocolos financeiros isolados.

Embora ter uma ampla seleção de diferentes protocolos seja benéfico para diversificar os investimentos e obter as melhores taxas de rendimento dos empréstimos de criptomoedas, isso prejudica a eficiência e a facilidade, pois as informações financeiras estão amplamente espalhadas por vários protocolos. É aí que os agregadores de DeFi prosperam.
Os agregadores de DeFi extraem os melhores preços de DEXs, emprestando serviços e pools de liquidez em um só lugar para que os usuários possam otimizar suas negociações. Sem um agregador, os usuários precisam ir a cada plataforma individualmente para comparar os preços que detém o melhor negócio. Em seguida, o usuário deve executar manualmente cada transação usando contratos inteligentes Embora essa estratégia possa ser adequada para uma negociação casual de criptomoedas, ela limita severamente aqueles que procuram implementar estratégias de negociação avançadas.

Os agregadores não apenas obtêm os melhores preços, mas alguns agregadores de DeFi oferecem uma maneira única e amigável de analisar e combinar as estratégias de negociação de outros usuários por meio de um mecanismo conveniente de "arrastar e soltar". Dessa forma, os usuários podem criar uma estratégia totalmente nova usando a inspiração de outros traders de sucesso. O mecanismo de arrastar e soltar também ajuda os usuários a visualizar protocolos DeFi complexos por meio de blocos que podem ser construídos uns sobre os outros.

Os agregadores colocam o UX/UI em primeiro plano, oferecendo uma experiência muito superior à forma tradicional de interagir manualmente com as camadas de liquidez. Como resultado, isso ajuda os usuários que não são tão experientes em criptomoedas a navegar no mundo DeFi com facilidade.

A desvantagem potencial de usar um agregador de DeFi são as taxas de gás. À medida que o Ethereum continua a atingir novas máximas históricas e o volume aumenta em toda a rede, as taxas de gás tendem a seguir essa tendência ascendente. Normalmente, as taxas de gás são mais altas nos agregadores em comparação com o uso do protocolo individual.

No entanto, alguns agregadores encontraram uma solução para esse problema por meio de tokens de gás ou cubos de gás desenvolvidos nas plataformas que permitem aos usuários economizar dinheiro nas taxas de gás. Também é importante observar que, embora as taxas de gás possam ser mais altas em um agregador, elas agem como uma espécie de "taxa de conveniência", pois a otimização e a eficiência que vêm com um agregador podem superar a taxa de gás.

Embora a DeFi certamente tenha ajudado a trazer milhões de novos usuários para o mercado de criptomoedas, ainda há usuários que se sentem intimidados pelo grande número de protocolos à disposição para escolher e pela linguagem específica do setor. Como resultado, muitos entusiastas de criptomoedas preferem simplesmente manter criptomoedas como Bitcoin (BTC) em uma carteira sem aproveitá-la melhor. Com o advento dos agregadores de DeFi, os novatos no setor podem se beneficiar da DeFi sem ter que entender as complexidades técnicas de negociação, programação, blockchain, etc. Um agregador dá poder a esses novos usuários e os ajuda a tomar melhores decisões de negociação.

Em uma economia descentralizada como esta, ainda é importante centralizar alguns aspectos da DeFi em prol da eficiência. Os agregadores de DeFi reúnem o melhor dos dois mundos de estratégias de organização centralizada e protocolos de finanças descentralizadas para criar uma ferramenta importante neste novo e excitante setor.