Glossário

BEP-721

Hard

BEP-721 é um padrão de token BNB Chain que permite a geração de tokens não fungíveis (NFTs). É considerado uma extensão do ERC-721 que é um dos mais populares

O Que É BEP-721?

A rede do Ethereum foi a primeira a desenvolver um padrão para tokens não fungíveis. O token 'ERC-721' simboliza a propriedade de NFTs, como imóveis ou colecionáveis, onde cada token possui um valor distinto.
Com o crescimento do burburinho em torno dos tokens não fungíveis, também cresceu a variedade de ecossistemas. Essa tendência se intensificou em razão das taxas exorbitantes da rede Ethereum e os longos tempos de processamento de transações, que reduziram sua funcionalidade e tornaram muitos protocolos DeFi inutilizáveis.
O BEP-721 é uma modificação do ERC-721 do Ethereum, um dos padrões NFT mais usados. Cada NFT é único e não pode ser trocado por outro token. Os tokens BEP-721 podem ser usados para tokenizar a propriedade de dados e atribuir uma identidade exclusiva a eles. Esse recurso distingue esses tokens de outros tokens BEP-20. Os desenvolvedores podem usar o BEP-20 para gerar muitos tokens idênticos em um único contrato inteligente. No entanto, BEP-721 atribui um ID exclusivo para cada token. Eles podem ser usados para representar objetos não fungíveis específicos devido à sua singularidade. O recurso de "tokenMetadata" permite que os metadados sejam incluídos em um token usado para vincular a uma obra de arte ou outro recurso colecionável do NFT. Eles podem ser negociados e transferidos com base em seu valor de mercado, que é determinado pela escassez ou uso.
A maioria das plataformas NFTs e DeFi, principalmente a BNB Chain, exige que os compradores tenham uma carteira digital e paguem por esses ativos usando criptomoedas. Se os usuários não tiverem uma carteira digital, como uma carteira MetaMask, eles devem criar uma para interagir facilmente com os projetos da BNB Chain.

A transferência desses tokens, como outros tokens da BNB Chain, exige BNB para o pagamento dos custos da transação. Portanto, é necessário manter uma pequena quantia de BNB em sua carteira ao fazer essas transações.

Os tokens BEP-721 podem ser gerados nas plataformas Juggerworld, Featured By Binance, BakerySwap e Binance NFT Marketplace, entre outras no ecossistema BNB Chain.

Esses tokens podem representar:

  • Arte física ou digital

  • Antiguidades ou colecionáveis

  • Itens encontrados em um jogo

  • Bilhete de loteria

  • Imóveis e bens físicos

Esses tokens contêm um conjunto de operações que controlam como eles se comunicam com a BNB Chain. Algumas delas são bastante comuns e podem ser encontradas no padrão BEP-20:

  • Nome: Especifica o nome pelo qual outros contratos reconhecerão o token BEP-721

  • Símbolo (Ticker): um nome conciso para o token, comparável ao ticker da ação

  • BalanceOf: Exibe o saldo do token de um determinado endereço

  • TotalSupply (Fornecimento Total): Mostra a quantidade total de tokens gerados

Uma coleção de funções de propriedade fundamentais também está disponível, algumas das quais podem ser adicionadas de forma opcional. A funcionalidade de metadados é uma característica exclusiva dos NFTs:

Vamos considerar o exemplo do CryptoPunk, onde cada unidade inclui informações no NFT que vinculam a um punk específico em uma grade de 10.000 punks. Apesar do fato de que os CryptoPunks não seguem o padrão de token BEP-721, eles usam metadados.