Glossário

Tokens Lastreados por Ativos (Asset-Backed Tokens)

Moderate

Os tokens lastreados em ativos são reproduções digitais de um ativo físico e são respaldados por esse ativo.

O Que São Tokens Lastreados por Ativos?

Os tokens lastreados em ativos são reproduções digitais de um ativo físico e são respaldados por esse ativo. Ouro, petróleo bruto, imóveis, ações, soja ou praticamente qualquer outro ativo físico real podem ser tokenizados e se tornar um token lastreado em ativos.

Os tokens lastreados em ativos são uma evolução possibilitada pela tecnologia blockchain. O Bitcoin, é claro, foi o primeiro token, mas essa criptomoeda não é respaldada por nenhum ativo físico. Desde o Bitcoin, muita coisa mudou e hoje existem milhares de diferentes criptomoedas disponíveis, desde as novidades digitais até as stablecoins atreladas à moeda fiduciária. Mas a revolução das criptomoedas e sua volatilidade estimularam inovações para ativos tokenizados mais estáveis, projetados para armazenar valor e serem trocados entre pares sem a necessidade de mediação por uma instituição financeira.

A próxima iteração de inovações de criptomoeda traz essa interface para o reino do prático e do físico, com tokens lastreados em ativos que representam ativos do mundo real. O valor de um token lastreado em ativos é diretamente afetado pelo valor de seu ativo subjacente e geralmente é classificado como um valor mobiliário pelos reguladores financeiros.

A propriedade do token geralmente representa um direito de propriedade sobre o ativo e, dependendo do ativo, pode vir com a expectativa de retornos futuros quando o valor do ativo se valorizar. À medida que o próprio ativo se valoriza, o token também o faz.

O desenvolvimento desses tokens também significa que um indivíduo, empresa ou outra entidade pode buscar investimento em troca do token e levantar capital por meio de um sistema baseado em blockchain, feito pela emissão de tokens lastreados em ativos, como novos instrumentos de patrimônio, de acordo com os regulamentos financeiros.

Como alternativa, as empresas podem tokenizar os ativos existentes para venda. Os investidores individuais, não apenas os ricos, agora podem comprar ativos de negócios do mundo real sem armazená-los ou trocá-los fisicamente. Isso não apenas reduz o atrito comercial, mas também reduz os custos de logística. Por meio de tokens lastreados em ativos, as transações podem ocorrer de forma mais rápida e eficiente.

Os tokens lastreados em ativos também podem resolver problemas criados por moedas infladas ou desvalorizadas, bem como o imprevisível mercado de ações, oferecendo aos indivíduos uma nova alternativa financeira razoável que combina liquidez digital com valores de ativos tangíveis, quando necessário. Já estamos observando o potencial dos tokens lastreados em ativos à medida que eles ganham força em várias aplicações.

Os governos estão vinculando o petróleo bruto ao valor dos tokens digitais oficiais, e o mercado imobiliário está se movendo lentamente em direção à propriedade fracionada tokenizada. Os tokens lastreados por ativos estão melhorando a liquidez para mercados anteriormente sem liquidez e permitindo transações econômicas que não dependem de uma parte central e promovem segurança e transparência. Isso está tendo um grande impacto na maneira como todos fazemos negócios e pensamos sobre propriedade e criação de riqueza no futuro.