O Que É Wrapped Bitcoin?
Crypto Basics

O Que É Wrapped Bitcoin?

Wrapped Bitcoin é um conceito relativamente novo, mas que pode ser importante para levar liquidez à DeFi.

O Que É Wrapped Bitcoin?

Índice

Wrapped Bitcoin é uma inovação relativamente nova que efetivamente traz o BTC ao blockchain do Ethereum. Um dos principais casos de uso do WBTC está nas finanças descentralizadas.

Como Funcionam os Tokens WBTC? 

Imagine que você está familiarizado com o Bitcoin e está realmente interessado em começar a usar aplicativos DeFi. Mas tem um problema! Não existem muitas pontes de criptomoedas conectando o Bitcoin ao Ethereum. 
Wrapped BTC ajuda a resolver este problema, e entre alguma, muito necessária, liquidez para os protocolos DeFi.
WBTC é um token ERC-20 pareado ao Bitcoin na proporção 1:1. (De uma certa forma, ele pode ser comparado às stablecoins, mesmo o próprio Bitcoin não sendo muito estável.)
Quando o Bitcoin está "embrulhado" (wrapped), a criptomoeda é mantida em uma reserva da BitGo Trust. Com o objetivo de ser totalmente transparente (um problema para algumas stablecoins,) a quantidade de WBTC em circulação é pública — o que comprova que o Bitcoin, o ativo subjacente, é mantido sob custódia em segurança.

WBTC pode ser wrapped (e unwrapped) em carteiras, como as fornecidas pela CoinList.

Quais São os Benefícios do Wrapped Tokens? 

Resumidamente, eles oferecem aos proprietários de ativos digitais a liberdade de explorarem outros blockchains.

Uma grande parcela do ecossistema DeFi (e DApps) está baseada na rede Ethereum, e não no blockchain do Bitcoin. Isso pode ser muito frustrante para os detentores de BTC, uma vez que torna quase impossível para eles se envolverem, a menos que vendam seus criptoativos ou comprem outros.
Desde o lançamento da rede WBTC em janeiro de 2019, muitos protocolos DeFi — incluindo MakerDAO, Dharma, Compound e Kyber Network — começaram a permitir a obtenção de empréstimo utilizando WBTC como garantia. Isso, então, pode ser bloqueado no smart contract, com os empréstimos de criptomoedas geralmente sendo pagos utilizando a stablecoin DAI no ecossistema Ethereum.
O projeto Wrapped Bitcoin é supervisionado pelo WBTC DAO. Para refrescar a sua memória, DAO significa Organização Autônoma Descentralizada.‍

Por que Não Podemos Simplesmente Utilizar o Ethereum? 

Não há nada que o impeça de utilizar ETH como garantia nas plataformas DeFi. Mas ao ser medido em dólares americanos, a capitalização de mercado do Bitcoin é muito maior. Ampliar os tipos de garantia que podem ser aceitos pelos aplicativos DeFi é crucial, especialmente porque o valor total bloqueado nestes protocolos atingiu níveis históricos. O aumento dos volumes de negociação, vem garantindo que as transações sejam executadas rapidamente, sem problemas significativos de flutuações de preços.

A quantidade de BTC que foi convertida em wrapped tokens também está aumentando. De acordo com o DeFi Pulse, o valor total bloqueado no WBTC aumentou 943% de meados de maio até meados de agosto de 2020.

Como Eu Posso Comprar WBTC?

Existem vários comerciantes oficiais que suportam o Wrapped Bitcoin, incluindo a CoinList. Em alguns casos, pode ser necessário que você realize o KYC, momento em que verificam a sua identidade. Por outro lado, você pode utilizar DEX — que é a abreviação de corretora descentralizada.

O processo de emissão de WBTC também é relativamente simples. 

No mundo das criptomoedas, há muito tempo existe o anseio por melhores pontes entre os principais blockchains como o Bitcoin e o Ethereum. Como vimos, os tokens WBTC ajudam a resolver esta questão.
Este artigo contém links para sites de terceiros ou outros conteúdos apenas para fins informativos (“Sites de Terceiros”). Os Sites de Terceiros não estão sob o controle da CoinMarketCap, e a CoinMarketCap não é responsável pelo conteúdo de qualquer Site de Terceiros, incluindo, mas não se limitando, a qualquer link contido em um Site de Terceiros, ou quaisquer alterações ou atualizações do Site de Terceiros. A CoinMarketCap fornece esses links para você apenas para conveniência, e a inclusão de qualquer link não implica endosso, aprovação ou recomendação do site pela CoinMarketCap ou qualquer associação com seus operadores. Este artigo deve ser usado e deve ser usado apenas para fins informativos. É importante fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar qualquer decisão material relacionada a qualquer um dos produtos ou serviços descritos. Este artigo não se destina a, e não deve ser interpretado como, recomendação financeira. As visões e opiniões expressas neste artigo são do autor [da empresa] e não refletem necessariamente as da CoinMarketCap.
10 people liked this article