O Que É Web 3.0? [Updated 1 Day Ago]
Crypto Basics

O Que É Web 3.0? [Updated 1 Day Ago]

21m
2 years ago

Web 3.0 está chegando — mas o que é e para onde foram as Web 1.0 e 2.0?

O Que É Web 3.0? [Updated 1 Day Ago]

Índice

O Que É Web 3.0?

Imagine um novo tipo de Internet que não apenas interpreta com precisão o que você insere, mas realmente entende tudo o que você transmite, seja por texto, voz ou outra mídia, e que todo o conteúdo que você consome é mais personalizado do que nunca. Estamos no ponto crítico de uma nova fase na evolução da web. Alguns pioneiros o chamam de Web 3.0

Pode-se argumentar que já existem alguns aplicativos da Web 3.0 em estágio inicial, mas até que a nova Internet seja totalmente incorporada na infraestrutura da Web, seu verdadeiro potencial não pode ser observado.

Mas o que exatamente é a Web 3.0, como será e como mudará nossas vidas?

Join us in showcasing the cryptocurrency revolution, one newsletter at a time. Subscribe now to get daily news and market updates right to your inbox, along with our millions of other subscribers (that’s right, millions love us!) — what are you waiting for?

Definição: O Que É Web 3.0?

A Web 3.0 é a próxima terceira geração da Internet, onde sites e aplicativos serão capazes de processar informações em uma forma de inteligência humana, por meio de tecnologias como aprendizado de máquina (ML), Big Data, tecnologia de contabilidade descentralizada (DLT), etc. A Web 3.0 foi originalmente chamada de Web Semântica pelo inventor da World Wide Web, Tim Berners-Lee, e tinha como objetivo ser uma Internet mais autônoma, inteligente e aberta.
A definição da Web 3.0 pode ser expandida da seguinte forma: os dados serão interconectados de forma descentralizada, o que seria um grande salto à frente para a nossa geração atual da internet (Web 2.0), em que os dados são armazenados principalmente em repositórios centralizados.
Além disso, usuários e máquinas poderão interagir com os dados. Mas para que isso aconteça, os programas precisam entender as informações tanto conceitual quanto contextualmente. Com isso em mente, os dois pilares da Web 3.0 são a web semântica e a inteligência artificial (IA).

Web 3.0, Criptomoedas e Blockchain

Como as redes Web 3.0 operam por meio de protocolos descentralizados - os blocos fundadores da tecnologia blockchain e criptomoeda - podemos esperar uma forte convergência e relacionamento simbiótico entre essas três tecnologias e outros campos. Eles serão interoperáveis, perfeitamente integrados, automatizados por meio de contratos inteligentes e usados para alimentar qualquer coisa, desde micro transações na África, armazenamento de arquivos de dados P2P resistentes à censura e compartilhamento com aplicativos como o Filecoin, até mudar completamente a conduta de cada empresa e a forma de operar seus negócios. A atual quantidade de protocolos DeFi é apenas a ponta do iceberg.

Tecnologias da Web 3.0

Existem alguns detalhes que precisamos ter em mente ao examinar a tecnologia da Web 3.0. Primeiramente, o conceito não é novo. Jeffrey Zeldman, um dos primeiros desenvolvedores de aplicativos da Web 1.0 e 2.0 escreveu um post em um blog informando seu suporte à Web 3.0 em 2006. Mas as conversas sobre este tópico começaram já em 2001.

Evolução das Tecnologias Web 3.0

A Web 3.0 nascerá de uma evolução natural de ferramentas da web de geração mais antiga, combinadas com tecnologias de ponta como IA e blockchain, bem como a interconexão entre usuários e o aumento do uso da Internet. Aparentemente, a Internet 3.0 é uma atualização de seus precursores: web 1.0 e 2.0.

Web 1.0 (1989-2005)

A Web 1.0, também chamada de Web Estática, foi a primeira e mais confiável internet na década de 1990, apesar de oferecer acesso limitado a informações com pouca ou nenhuma interação do usuário. Antigamente, criar páginas de usuários ou mesmo comentar artigos não era uma coisa da moda.

A Web 1.0 não tinha algoritmos para filtrar as páginas da Internet, o que tornava extremamente difícil para os usuários encontrar informações relevantes. Simplificando, era como uma rodovia de mão única com uma trilha estreita onde a criação de conteúdo era feita por poucos selecionados e as informações vinham principalmente de diretórios.

Web 2.0 (2005-presente)

A Web Social, ou Web 2.0, tornou a Internet muito mais interativa graças aos avanços nas tecnologias da Web como Javascript, HTML5, CSS3, etc., que permitiram que startups construíssem plataformas interativas na Web como YouTube, Facebook, Wikipedia e muito mais.

Isso pavimentou o caminho para que as redes sociais e a produção de conteúdo gerado pelo usuário florescessem, uma vez que os dados agora podem ser distribuídos e compartilhados entre várias plataformas e aplicativos.

O conjunto de ferramentas nesta era da internet foi criado por uma série de inovadores da web, como o já mencionado Jeffrey Zeldman.

Web 3.0 (ainda por vir)

A Web 3.0 é o próximo estágio da evolução da web que tornará a internet mais inteligente ou processará informações com inteligência quase humana por meio do poder de sistemas de IA que podem executar programas inteligentes para auxiliar os usuários.

Tim Berners-Lee disse que a Web Semântica foi criada para interagir “automaticamente” com sistemas, pessoas e dispositivos domésticos. Como tal, a criação de conteúdo e os processos de tomada de decisão envolvem humanos e máquinas. Isso permite a criação e distribuição inteligente de conteúdo altamente personalizado, direto para todos os consumidores da Internet.

Principais Recursos da Web 3.0

Para realmente entender o próximo estágio da Internet, precisamos dar uma olhada nos quatro principais recursos da Web 3.0:

  • Onipresença
  • Web Semântica
  • Inteligência Artificial
  • Gráficos 3D

Onipresença

Ubiquidade significa estar ou ter a capacidade de estar em todos os lugares, em especial, ao mesmo tempo. Em outras palavras, onipresente. Nesse sentido, a Web 2.0 já é onipresente, pois, por exemplo, um usuário do Facebook pode capturar instantaneamente uma imagem e compartilhá-la, tornando-a onipresente, pois estará disponível para qualquer pessoa, não importa onde esteja, desde que tenha acesso à plataforma de mídia social.

A Web 3.0 simplesmente leva isso a um passo adiante, tornando a Internet acessível a todos em qualquer lugar, a qualquer hora. Em algum ponto, os dispositivos conectados à Internet não estarão mais concentrados em computadores e smartphones como na Web 2.0, já que a tecnologia IoT (Internet das Coisas) trará uma infinidade de novos tipos de dispositivos inteligentes.

Web Semântica

Semântica(s) é o estudo da relação entre palavras. Portanto, a Web Semântica, de acordo com Berners-Lee, permite que os computadores analisem cargas de dados da Web, o que inclui conteúdo, transações e links entre pessoas. Na prática, o que isso significa? Vamos pegar essas duas frases, por exemplo:

  1. Eu amo Bitcoin
  2. Eu <3 Bitcoin

Sua sintaxe pode ser diferente, mas sua semântica é praticamente a mesma, uma vez que a semântica lida apenas com o significado ou a emoção do conteúdo.

A aplicação da semântica na Web permite que as máquinas decodifiquem significados e emoções por meio da análise de dados. Consequentemente, os usuários da Internet terão uma experiência melhor, impulsionada pelo aprimoramento da conectividade de dados.

Inteligência Artificial

A Wikipedia define a IA como inteligência demonstrada pelas máquinas.

E como as máquinas da Web 3.0 podem ler e decifrar o significado e as emoções transmitidas por um conjunto de dados, elas geram máquinas inteligentes. Embora a Web 2.0 apresente recursos semelhantes, a base predominante é humana, o que abre espaço para comportamentos corruptos, como avaliações tendenciosas de produtos, classificações fraudulentas, etc.

Por exemplo, plataformas de avaliação online como a Trustpilot fornecem uma forma dos consumidores avaliarem qualquer produto ou serviço. Infelizmente, uma empresa pode simplesmente reunir um grande grupo de pessoas e pagá-las para criar avaliações positivas sobre seus produtos, mesmo não sendo merecedores. Portanto, a Internet precisa de IA para aprender a distinguir o genuíno do falso no intuito de fornecer dados confiáveis.

O sistema de IA do Google removeu recentemente cerca de 100.000 avaliações negativas do aplicativo Robinhood da Play Store, após o desastre de negociação do Gamespot, ao detectar tentativas de manipulação na classificação, com a intenção de votar artificialmente contra o aplicativo Esta é a IA em ação, que em breve se encaixará perfeitamente na Internet 3.0, permitindo que blogs e outras plataformas online filtrem dados e os adaptem ao gosto de cada usuário. À medida que a IA avança, ela será capaz de fornecer aos usuários os melhores dados filtrados e imparciais.

Web Espacial e Gráficos 3D

Alguns futuristas também chamam a Web 3.0 de Web Espacial, pois visa confundir a linha entre o físico e o digital, revolucionando a tecnologia gráfica, trazendo um foco claro para mundos virtuais tridimensionais (3D).
Ao contrário de suas contrapartes 2D, os gráficos 3D trazem um novo nível de imersão, não apenas em aplicativos de jogos futuristas, como Decentraland, mas também em outros setores, como imóveis, saúde, comércio eletrônico e muitos mais.

Aplicativos Web 3.0

Um requisito comum para um aplicativo Web 3.0 é a capacidade de tratar informações em grande escala e transformá-las em conhecimento factual e execuções úteis para os usuários. Com isso dito, esses aplicativos ainda estão em seus estágios iniciais, o que significa que eles têm muito espaço para melhorias e estão muito longe de como os aplicativos da Web 3.0 podem potencialmente funcionar.

Algumas das empresas que estão construindo ou têm produtos que estão se transformando em aplicativos da Internet 3.0 são Amazon, Apple e Google. Dois exemplos de aplicativos que utilizam tecnologias Web 3.0 são Siri e Wolfram Alpha.

Siri

Ao longo dos anos, o assistente de IA controlado por voz da Apple se tornou mais inteligente e expandiu suas habilidades desde sua primeira aparição no modelo do iPhone 4S. O Siri usa o reconhecimento de fala, junto com a inteligência artificial, para executar comandos complexos e personalizados.

Hoje, Siri e outros assistentes de IA como Alexa da Amazon e Bixby da Samsung podem entender solicitações como "onde fica a lanchonete mais próxima" ou "marcar uma hora com Sasha Marshall às 8h de amanhã" e imediatamente trazer as informações ou ações corretas.

Wolfram Alpha

O Wolfram Alpha é um “mecanismo de conhecimento computacional“ que responde às suas perguntas diretamente por meio da computação, em vez de fornecer uma lista de páginas da web como fazem os mecanismos de busca. Se você quiser uma comparação prática, pesquise “Inglaterra vs Brasil“ no Wolfram Alpha e no Google e veja a diferença.

O Google apresenta os resultados da Copa do Mundo mesmo que você não inclua "futebol" como palavra-chave, já que é a pesquisa mais popular. Alpha, por outro lado, dará a você uma comparação detalhada dos dois países, como você pediu. Essa é a principal diferença entre Web 2.0 e 3.0.

Considerações Finais

A nova internet proporcionará uma experiência de navegação mais pessoal e personalizada, um assistente de busca mais inteligente e mais humano e outros benefícios descentralizados que espera-se ajudar a estabelecer uma web mais justa. Isso será alcançado capacitando cada usuário individual a se tornar soberano sobre seus dados e criando uma experiência geral mais rica, graças à imensidade de inovações que virão assim que estiverem funcionando.

Quando a Web 3.0 inevitavelmente chegar - por mais difícil que seja entender, considerando como os dispositivos inteligentes já mudaram nossos padrões de comportamento - a internet se tornará exponencialmente mais integrada em nossas vidas diárias.
Veremos quase todas as máquinas normalmente off-line hoje em dia, de eletrodomésticos como fornos, aspiradores e refrigeradores a todos os tipos de transporte, tornando-se parte da economia da IoT, interagindo com seus servidores autônomos e aplicativos descentralizados (DApps), avançando em novos formatos de reinos digitais como blockchain e ativos digitais para alimentar uma abundância de novos “milagres” tecnológicos para o século 21.
Este artigo contém links para sites de terceiros ou outros conteúdos apenas para fins informativos (“Sites de Terceiros”). Os Sites de Terceiros não estão sob o controle da CoinMarketCap, e a CoinMarketCap não é responsável pelo conteúdo de qualquer Site de Terceiros, incluindo, mas não se limitando, a qualquer link contido em um Site de Terceiros, ou quaisquer alterações ou atualizações do Site de Terceiros. A CoinMarketCap fornece esses links para você apenas para conveniência, e a inclusão de qualquer link não implica endosso, aprovação ou recomendação do site pela CoinMarketCap ou qualquer associação com seus operadores. Este artigo deve ser usado e deve ser usado apenas para fins informativos. É importante fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar qualquer decisão material relacionada a qualquer um dos produtos ou serviços descritos. Este artigo não se destina a, e não deve ser interpretado como, recomendação financeira. As visões e opiniões expressas neste artigo são do autor [da empresa] e não refletem necessariamente as da CoinMarketCap.
65 people liked this article