O Que É MetaMask?
Crypto Basics

O Que É MetaMask?

1 year ago

MetaMask é uma das carteiras de criptomoedas mais populares do mercado — como ela funciona exatamente?

O Que É MetaMask?

Table of Contents

O Que É MetaMask?

MetaMask é uma extensão de navegador popular e bem estabelecida que funciona como uma carteira de criptomoedas que se conecta ao blockchain do Ethereum. A MetaMask permite que os usuários interajam com o ecossistema do Ethereum, que hospeda um vasto universo de aplicativos descentralizados (Dapps), sem precisar fazer o download de todo o blockchain em seu dispositivo. Assim, ela é uma das melhores soluções de carteira para Ethereum, possibilitando o acesso fácil às corretoras descentralizadas (DEX), plataformas de jogos, sites de jogos de azar e muitos outros dispositivos.
A carteira é compatível com os navegadores mais utilizados, como Chrome, Firefox, Brave e Microsoft Edge. Além de armazenar a moeda nativa do Ethereum, o ETH, a MetaMask também mantém tokens que são construídos nos protocolos com o padrão ERC-20 e ERC-721
A MetaMask foi fundada por Aaron Davis e a empresa de blockchain ConsenSys‍.

Join us in showcasing the cryptocurrency revolution, one newsletter at a time. Subscribe now to get daily news and market updates right to your inbox, along with our millions of other subscribers (that’s right, millions love us!) — what are you waiting for?

MetaMask: Um Breve Histórico e Principais Recursos

A MetaMask consolidou 400.000 usuários entre a criação da carteira em 2016 e setembro de 2020. Em outubro passado, ela atingiu um milhão de usuários ativos mensais. Antes de 2019, a carteira online do Ethereum estava disponível apenas como plugin do navegador desktop para o Firefox e o Chrome. Em setembro de 2020, ConsenSys lançou o primeiro aplicativo móvel oficial da MetaMask para dispositivos móveis Android e iOS.
De acordo com uma auditoria independente da Least Authority, uma empresa de segurança, a carteira online do Ethereum fornece os melhores recursos e funcionalidades em termos de segurança e design.
Um recurso que torna a MetaMask uma das principais carteiras do Ethereum é a sua excelente tecnologia de criptografia, que armazena senhas e chaves privadas com segurança em cada dispositivo do usuário. Além disso, ele permite que os usuários conectem diversas carteiras e alternem entre a mainnet do Ethereum, as principais testnets, é até a  mainnet da Binance Smart Chain.

MetaMask vs Trust Wallet

Outra carteira compatível com o blockchain do Ethereum é a Trust Wallet, que possui algumas diferenças fundamentais com a MetaMask. Por exemplo, enquanto a MetaMask funciona como carteira para navegador e carteira móvel, a Trust Wallet está disponível apenas de forma móvel. Além disso, a Trust Wallet suporta mais do que apenas ativos do Ethereum. Os usuários podem armazenar uma variedade de moedas digitais, incluindo ETH, Bitcoin (BTC), Litecoin (LTC) e Ripple (XRP).
Outras funcionalidades da Trust Wallet incluem a capacidade de comprar BTC, ganhar rendimento ao armazenar fundos, interagir com o ecossistema do non-fungible token (NFT), acompanhar os preços das criptomoedas e atuar como uma corretora de criptomoedas.

Como Instalar e Usar a MetaMask

Para começar a usar a carteira, você precisa instalar corretamente o plugin do navegador. O processo de configuração e o uso são quase idênticos independentemente do navegador que você usar. 

Após instalar, clique no botão “Começar” na caixa de diálogo exibida. Isso o levará para a opção “Criar uma Carteira”. 

Na próxima caixa de diálogo, você pode concordar ou discordar em ajudar a "Melhorar a MetaMask".  

Na sequência, você deverá criar uma senha. A MetaMask considera uma senha forte a que contém no mínimo oito caracteres incluindo letras, números e símbolos. Clique em "Criar", e anote o backup da frase semente, que contém 12 palavras. 

Recomenda-se que você sempre anote a frase semente e a mantenha em um lugar protegido de outras pessoas. Além disso, é altamente recomendável nunca manter uma cópia digital de sua frase de backup, também chamada de recuperação semente. Se alguém obtiver acesso a ela, eles podem, e provavelmente vão, limpar a sua carteira importando a semente para outra carteira e obtendo acesso total aos seus fundos. 

A frase backup será sua única maneira de recuperar sua carteira no caso de você esquecer sua senha, seu dispositivo for danificado ou se você quiser abrir a MetaMask em outro dispositivo. Clicar no botão “Avançar”, que levará você para a página de confirmação do “Backup da Frase secreta”.

Aqui, você precisa inserir a frase exatamente na mesma ordem em que foi apresentada. Depois disso, clique em “Confirmar”.

Após confirmar, o processo de configuração levará você para a última página, em que você deve clicar em “Tudo Concluído” para finalizar o processo de configuração. Consequentemente, você será automaticamente conectado, pronto para interagir com o ecossistema do Ethereum.

Quando estiver desconectado, clique no ícone MetaMask em seu navegador e use as credenciais de login para acessar a carteira novamente. Observe que o ícone geralmente aparece no canto superior direito do navegador.

Dentro da carteira, você pode acessar seus fundos na guia “Ativos” e acompanhar sua atividade na área “Atividade”.

Uma transação na MetaMask começa com a opção “Enviar”, que permite o preenchimento do endereço Ethereum do destinatário, o valor que você deseja enviar, e o valor do gás que você está disposto a pagar.

Para usar a MetaMask no Android ou iOS, você precisa baixar o aplicativo móvel da MetaMask na Google Play Store para Android ou App Store para iOS e seguir as instruções. 

Notavelmente, a versão móvel fornece as mesmas funcionalidades que a extensão para navegadores de desktop. Dessa forma, ele ofereça a segurança no login, cofre das chaves, contas e permite que os usuários naveguem em DApps baseados no Ethereum. Apesar de ser uma carteira quente, ou seja, esta conectado à Internet, com a MetaMask é fácil se conectar às carteiras frias como a Ledger, CoolWallet, KeepKey e Trezor.

O Que São as Taxas da MetaMask?

A MetaMask oferece taxa de gás padrão para cada transação, dependendo do status da rede Ethereum. Além disso, os usuários têm a opção de alterar as taxas de gás e os limites de gás na aba avançada que permite personalizar seus parâmetros. 
As diferenças entre taxas e limites é que as taxas são o custo de processar as transações, enquanto o limite de gás é o valor máximo que o usuário está disposto a pagar de gás para uma única transação.
Observe que as taxas de transação determinam a velocidade de processamento da transação do segundo maior blockchain descentralizado. Quanto maior o preço, mais rápido o tempo de confirmação e vice versa. A MetaMask divide as opções de taxa de gás entre “A mais rápida, Rápida, e Lenta.”

As taxas de gás dependem do congestionamento no blockchain do Ethereum, que tem sido um grande problema em 2021 até agora, e um grande obstáculo a ser resolvido pela rede de contratos inteligentes. Observe que se você definir suas taxas de gás muito baixas em relação à taxa padrão fornecida pela MetaMask, há uma grande possibilidade de que sua transação possa travar e nunca ser confirmada.

Conclusões

A natureza online da MetaMask limita seu nível de segurança em comparação com as carteiras frias de armazenamento offline como a Trezor e Ledger. No entanto, ela supera outras carteiras em termos de facilidade de acesso ao mundo DApp do Ethereum, graças à sua fácil configuração e disponibilidade em plataformas desktop e móveis. Na verdade, é difícil imaginar como o setor DeFi teria crescido a tal ponto se não fosse pela extensão do navegador MetaMask.

Além disso, a opção da carteira de definir o limite de gás acima ou abaixo das taxas médias dá aos usuários a liberdade de escolher a rapidez com que suas transações são processadas e quanto eles têm que pagar em taxas; uma funcionalidade indisponível na maioria das carteiras de criptomoedas.

Este artigo contém links para sites de terceiros ou outros conteúdos apenas para fins informativos (“Sites de Terceiros”). Os Sites de Terceiros não estão sob o controle da CoinMarketCap, e a CoinMarketCap não é responsável pelo conteúdo de qualquer Site de Terceiros, incluindo, mas não se limitando, a qualquer link contido em um Site de Terceiros, ou quaisquer alterações ou atualizações do Site de Terceiros. A CoinMarketCap fornece esses links para você apenas para conveniência, e a inclusão de qualquer link não implica endosso, aprovação ou recomendação do site pela CoinMarketCap ou qualquer associação com seus operadores. Este artigo deve ser usado e deve ser usado apenas para fins informativos. É importante fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar qualquer decisão material relacionada a qualquer um dos produtos ou serviços descritos. Este artigo não se destina a, e não deve ser interpretado como, recomendação financeira. As visões e opiniões expressas neste artigo são do autor [da empresa] e não refletem necessariamente as da CoinMarketCap.
3 people liked this article