O Que É Bitcoin?
Bitcoin

O Que É Bitcoin?

7 months ago

Um guia para iniciantes sobre os fundamentos do Bitcoin e como ele funciona.

O Que É Bitcoin?

Índice

O Que São Criptomoedas?

A criptomoeda é uma moeda digital ou virtual que depende de padrões criptográficos para evitar gastos-duplos e falsificação. Quase todas as criptomoedas alcançam a descentralização pela tecnologia blockchain, que serve como um livro razão digital distribuído, mantido e executado por uma rede global de computadores. Além disso, ao contrário do dinheiro tradicional, as criptomoedas não são emitidas por um governo ou outra autoridade central, tornando-as resistentes à censura.
É possível adquirir criptomoedas por meio da mineração — como o Bitcoin ou Ethereum — ou comprando criptomoedas na corretora. No momento, as moedas populares como Bitcoin e Ethereum ainda não causaram um grande impacto no e-commerce, embora sua aceitação seja cada vez maior. Com o valor das criptomoedas aumentando, também aumenta o interesse geral por esses ativos.

Como as Criptomoedas Funcionam?

Criptomoeda não é o mesmo que moedas digitais. Uma moeda digital é uma representação digital do dinheiro fiat emitido por uma autoridade central. Algumas vezes elas são denominadas CBDCs (central bank digital currency) — moeda digital do banco central. Essa autoridade - geralmente um banco central ou governo - a controla totalmente, enquanto as criptomoedas residem em um blockchain do qual ninguém detém controle.
A parte “cripto“ de criptomoedas refere-se à criptografia e representa uma capacidade de garantir a segurança da transação e manter os participantes pseudônimos. Além disso, fornece independência nas operações, não possuindo uma autoridade central, e proteção contra gastos-duplos. A criptografia serve a vários outros propósitos, incluindo o controle na geração de novas moedas e verificação de transferências de ativos digitais e tokens.
O blockchain funciona como um sistema de pagamento para Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas. Os usuários podem enviar valores para qualquer pessoa no mundo sem exigir permissão externa centralizada, um processo conhecido como transações ponto-a-ponto (P2P) Além disso, vários provedores oferecem um sistema de pagamento para os comerciantes aceitarem pagamentos em criptomoedas, incluindo BitPay, Coinpayments, dentre outros.

O Que É Bitcoin?

Bitcoin é a primeira criptomoeda moderna criada por Satoshi Nakamoto, um desenvolvedor anônimo. Nakamoto apresentou o Bitcoin ao mundo em 2009 através de seu whitepaper, e apesar de não demonstrar muito interesse inicial, ajudou a criar uma rede global de usuários de Bitcoin. Satoshi Nakamoto considerou o Bitcoin o método adequado para um sistema de dinheiro eletrônico ponto a ponto. O preço do Bitcoin é um tópico frequentemente debatido, embora seu valor seja volátil.

Quantos Bitcoin Existem?

O fornecimento máximo do Bitcoin é de 21 milhões de BTC, conforme determinado por Satoshi Nakamoto. No entanto, cada BTC pode ser dividido em 100 milhões de subunidades, ou Satoshis (SATS). Um Satoshi é a menor unidade de um Bitcoin, representando 0,00000001 BTC.

Como o Bitcoin Funciona?

O Bitcoin é uma criptomoeda que utiliza um sistema descentralizado para registrar transações no blockchain. A rede Bitcoin consiste em mineradores — usuários resolvendo quebra-cabeças complexos para confirmar transações por meio do algoritmo proof-of-work (PoW) — e uma rede de nós — que ajuda adicionar as transações que aguardam para serem processadas na rede pública.

Os mineradores que validam as transações recebem uma recompensa em bloco, que atualmente é de 6,25 BTC, após a redução do Bitcoin no último halving de 2020. Essa recompensa de bloco passa por um halving a cada quatro anos, conforme descrito por Satoshi Nakamoto no whitepaper do Bitcoin.

Cada carteira de Bitcoin — um endereço usado para armazenar ativos de BTC — possui uma chave privada. A chave privada confirma a propriedade do saldo de BTC no endereço Bitcoin e permite que o proprietário da chave privada gaste os fundos.
A Lightning Network é uma tecnologia de camada 2 que introduz micropagamentos para a rede Bitcoin. Essa abordagem torna as transações mais eficientes e facilita outros tipos de transação, incluindo trocas off-chain entre criptomoedas.

O Que É Mineração de Bitcoin?

Os mineradores de Bitcoin ajudam a processar transações na rede usando o poder computacional para resolver enigmas criptográficos complexos. As transações que aguardam para serem processadas são distribuídas aos mineradores em todo o mundo por meio de milhares de nós de rede, que mantêm uma cópia do blockchain do Bitcoin e suas transações anteriores.

Em troca disso, os mineradores recebem a recompensa do bloco. Esta recompensa do bloco é distribuída a todos os mineradores que ajudaram a solucionar o bloco de rede para processar as transações que estavam pendentes. Os mineradores geralmente combinam seu poder computacional em um pool para melhorar sua eficiência em localizar blocos de rede.

Quais São os Benefícios do Bitcoin?

A rede Bitcoin não requer uma autoridade central, mas fornece aos usuários recursos semelhantes a uma conta bancária, como enviar e receber dinheiro. A tecnologia e o código do Bitcoin são open-source e podem ser visualizados por qualquer um. Além disso, qualquer pessoa com conhecimento em programação pode enviar propostas para aprimorar ou melhorar o código.

Todas as transações no blockchain do Bitcoin ocorrem de maneira ponto-a-ponto, eliminando a necessidade de intermediários. É muito diferente do que lidar com um banco central, pois o banco controla diretamente a oferta monetária e quem pode acessá-la. Com o Bitcoin, qualquer pessoa pode se tornar parte da rede, adquirir a criptomoeda e usá-la como quiserem.

Além disso, as moedas fiat controladas pelos bancos centrais sofrem com a inflação, em razão do aumento contínuo na oferta. Isso não ocorre com o Bitcoin. Ele possui um fornecimento fixo de apenas 21 milhões de BTC. Mais de 80% dessa oferta está em circulação, e o restante será minerado nos próximos 100 anos. Dessa forma, o Bitcoin não sobre com a inflação.

Quais São os Casos de Uso do Bitcoin?

Para muitas pessoas, o Bitcoin serve como uma reserva de valor com potencial de valorização. Alguns ainda o definem como ouro digital, pois serve ao mesmo propósito que o ouro: manter seu valor em dólares americanos e, potencialmente, aumentar de valor. Portanto, especialmente durante os períodos de inflação, que desvalorizam o dólar americano, o Bitcoin e metais preciosos tendem a se tornar mais atraentes para os usuários devido à sua natureza de reserva de valor.

No entanto, essa narrativa foi questionada nos últimos tempos, em razão da alta da inflação americana em janeiro de 2022. O valor do Bitcoin não se manteve tão forte quanto se espera de uma proteção contra a inflação.

Onde Você Pode Comprar Bitcoin?

Antes de comprar Bitcoin, é primordial configurar uma carteira digital ou de Bitcoin. A maioria das corretoras de criptomoedas oferece uma maneira de comprar BTC e oferece um serviço de carteira. As plataformas que valem dar uma olhada são:

É prudente transferir os fundos da corretora para uma carteira Bitcoin da qual você controla a chave privada. Manter os fundos em uma carteira pessoal promove o controle total sobre seus fundos, impedindo que apenas a corretora possua a chave privada.

Este artigo contém links para sites de terceiros ou outros conteúdos apenas para fins informativos (“Sites de Terceiros”). Os Sites de Terceiros não estão sob o controle da CoinMarketCap, e a CoinMarketCap não é responsável pelo conteúdo de qualquer Site de Terceiros, incluindo, mas não se limitando, a qualquer link contido em um Site de Terceiros, ou quaisquer alterações ou atualizações do Site de Terceiros. A CoinMarketCap fornece esses links para você apenas para conveniência, e a inclusão de qualquer link não implica endosso, aprovação ou recomendação do site pela CoinMarketCap ou qualquer associação com seus operadores. Este artigo deve ser usado e deve ser usado apenas para fins informativos. É importante fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar qualquer decisão material relacionada a qualquer um dos produtos ou serviços descritos. Este artigo não se destina a, e não deve ser interpretado como, recomendação financeira. As visões e opiniões expressas neste artigo são do autor [da empresa] e não refletem necessariamente as da CoinMarketCap.
11 people liked this article