O Guia de Renda Passiva em Staking para Novatos
Altcoins

O Guia de Renda Passiva em Staking para Novatos

A Academy da CoinMarketCap explica tudo o que você precisa saber sobre como obter renda passiva com staking de criptomoedas.

O Guia de Renda Passiva em Staking para Novatos

Índice

uer obter renda passiva com stake de criptomoedas, mas não sabe como.

Muitos novatos em criptomoedas ouvem que o stake é uma maneira fácil de fazer uma boa renda passiva sem risco. Mas isso é verdade?

O stake de criptomoedas pode ser um dinheiro fácil. Mas você provavelmente já ouviu dizer que negociar também pode ser fácil e, muitas vezes, não é. Este guia o ensinará tudo o que você precisa saber sobre como obter renda passiva com o stake:

O artigo irá analisar:

  • O que é stake
  • Quais são as recompensas
  • Por que você precisa saber a diferença entre stake centralizado e descentralizado (e o que o stake do token LP tem a ver com isso)
  • Os riscos de stake
  • Como fazer stake de criptomoedas na Binance
  • Como fazer stake de criptomoedas na Kucoin
  • Como fazer stake de criptomoedas na Crypto.com
  • O veredito final sobre stake de criptomoedas
Após ler este guia você saberá exatamente como ganhar dinheiro fazendo stake de criptomoedas e como evitar furadas.

Join us in showcasing the cryptocurrency revolution, one newsletter at a time. Subscribe now to get daily news and market updates right to your inbox, along with our millions of other subscribers (that’s right, millions love us!) — what are you waiting for?

O Que É Stake?

Há duas maneiras de explicar o staking: a metáfora rápida para novatos e a explicação mais longa para investidores sérios de criptomoedas.
A metáfora rápida: stake de criptomoedas e como uma conta poupança no banco (sem o seguro). Você pode depositar seus dólares em uma conta bancária para o banco pagar uma pequena taxa de juros (a média é de 0,06%) para armazená-los e então usar o capital para investimento. Até um certo valor, suas economias estão seguras. Se o banco entrar em falência, o Estado garantirá que você receba seus fundos.

Se você fizer stake de criptomoedas, as criptomoedas serão seu dólar, e sua corretora de criptomoedas ou protocolo descentralizado é o banco. Você deposita suas moedas/tokens e ganha juros com essas criptomoedas. A única diferença é que na maioria das vezes seus fundos não estão garantidos por um seguro.

A explicação mais longa é que o staking é necessário para garantir a segurança e funcionalidade da blockchain. As Blockchains com o mecanismo de consenso proof-of-stake precisam de moedas em stake como garantia para verificar se as transações são seguras e validadas. Em outras palavras, os stakers garantem com suas moedas que todas as transações sejam processadas corretamente. Por este privilégio, eles recebem juros em forma de tokens emitidos quando um novo bloco é adicionado, mas eles também podem pagar uma multa (chamado de slashing) se não se comportarem corretamente.

Quais as Recompensas de Stake?

Em muitas blockchains você pode fazer stake de criptomoedas, mas não precisa fazer o trabalho de processar transações. Isso é o trabalho dos validadores. Quando você faz stake de criptomoedas em um pool de staking centralizado ou descentralizado, suas moedas são agrupadas com as de outros, e a plataforma atua como o validador.
Os validadores ganham recompensas pelo seu trabalho, conhecidas como recompensas de staking. Isso é semelhante aos juros que um banco paga aos depositantes. O tamanho da recompensa de stake depende de vários fatores:
  • A criptomoeda em stake.
  • O provedor de stake que você escolher.
  • Se você atuará como validador ou fará stake para um validador existente.
  • O período de bloqueio do token.
Como usuário final, você verá a recompensa por staking expressa como rendimento porcentual anual (APY). As recompensas de staking são normalmente pagas com a criptomoeda que você colocou em staked — se fizer stake de Ether, você receberá recompensas em Ether. No entanto, se fizer stake de tokens provedores de liquidez, você poderá receber outro token em recompensa.

Stake Centralizado

O stake centralizado ocorre escolhendo um fornecedor como a Binance ou Coinbase, ou seja, uma corretora de criptomoedas ou um serviço de stake de criptomoeda. Os provedores centralizados reúnem os depósitos recebidos dos usuários e atuam como validadores para verificar as transações na blockchain. Eles recebem uma parte das recompensas por seus serviços, mas ainda oferecem APYs atraentes (dependendo da moeda em stake).
Tanto stablecoins quanto criptomoedas estão disponíveis para stake, podendo a APY das stablecoins atingir quase 10% em alguns casos. Alguns provedores também oferecem seguro em depósitos de stablecoin.

Stake Descentralizado

Os fornecedores de staking descentralizado como Lido oferecem frequentemente melhores APYs, mas há o risco do contrato inteligente. Um dos mais populares protocolos descentralizados de stake de stablecoin é o Anchor. Ele oferece um APY de 19,5% em depósitos com token UST. No entanto, os pools descentralizados são frequentemente menos convenientes de usar e têm uma curva de aprendizado mais íngreme. Eles também não oferecem seguro, embora você possa obter um através de outros protocolos.

Stake de Token LP

Você também pode fazer stake de tokens provedores de liquidez. Isso difere ligeiramente do stake de criptomoedas "normais". Vejamos um exemplo: você possui ETH e quer fazer stake de tokens de fornecimento de liquidez em uma corretora descentralizado como a Sushiswap.

Em sua aba de "Farm", a Sushi lista os pares de negociação para os quais os usuários podem fornecer liquidez.

Por exemplo, o pool de USDC/WETH paga 12% anual. No entanto, para fornecer liquidez para este pool e receber juros de 12%, você precisa:

  • Ter criptomoedas em sua carteira fria ou carteira quente.
  • Trocar sua criptomoeda para WETH e USDC na mesma proporção.
  • Fornecer liquidez para o pool.
  • Fazer stake do token provedor de liquidez (LP) que você recebeu (que atua como a prova do seu depósito).
Os juros que você acumula são pagos a partir das taxas de swap entre USDC e WETH. Além disso, você recebe token como juros de recompensa, no caso da Sushiswap, o SUSHI. Podemos dizer que este processo é recomendado apenas para usuários experientes de DeFi que sabem como navegar em uma corretora descentralizada e swap de tokens. Você também precisa pagar taxas de gás a cada passo da transação e, portanto, só é recomendado aos usuários com uma quantidade considerável de capital. No entanto, você também pode fornecer liquidez na blockchain com taxas de gás mais baixas do que no Ethereum.

Como Fazer Stake de Criptomoedas na Binance?

Primeiro, você precisa entrar com seu e-mail ou celular para passar a autenticação de dois fatores da Binance. Após entrar, acesse a aba do Earn e clique em Savings.
Você encontrará duas opções: savings flexível e savings bloqueado. A diferença entre eles: com o savings flexível você pode sacar sua criptomoeda do stake a qualquer momento. Com savings bloqueados você se compromete por um certo período de tempo (geralmente 7 ou 15 dias).

A maioria das criptomoedas está em savings flexível, oferecendo maior flexibilidade no tempo que você deseja comprometer suas criptomoedas. Você pode ver o APY e sua tendência (o APY também pode mudar) ao longo dos últimos dias. A opção de Transferência Automática transfere automaticamente o saldo do seu portfólio no Spot (as criptomoedas que você possui, mas não negocia na Binance) para sua conta de savings. Imagine isso como um débito direto de sua conta corrente para sua conta savings.

Você pode ver os diferentes níveis nos APYs. O APY mais suculento da Binance só está disponível numa quantidade relativamente pequena. O mesmo é verdade para todas as outras criptomoedas.

Para savings bloqueado, o princípio é o mesmo. A única diferença é que você pode escolher um período de bloqueio para as criptomoedas.

Escolha a quantia que você quer colocar em stake, marque a caixa, e clique em concordar. Se você deseja retirar do stake, isso pode ser feito no mesmo menu. Para savings bloqueado, seu stake será sacado automaticamente do stake após o período de bloqueio.

Como Fazer Stake de Criptomoedas na Crypto.com?

Entre no aplicativo da Crypto.com com os detalhes da sua conta. Clique no ícone azul da Crypto.com na parte inferior e clique em Earn na aba Finanças.
Clique em Começar a Ganhar Agora e escolha uma das moedas que deseja colocar em stake.

Como a Binance, a Crypto.com tem taxas de juros flexíveis - quanto mais você coloca em stake, menor é o APY. Diferente da Binance, você também pode escolher bloquear sua criptomoeda por um período maior de tempo e lucrar com um APY maior. O USDT pode pagar até 6% de APY se você fizer stake por três meses.

Aceite os termos e condições e comece o stake.

Como Fazer Stake de Criptomoedas na KuCoin?

O stake da KuCoin funciona da mesma forma que na Binance. Entre em sua conta KuCoin (no desktop ou no aplicativo) e busque a KuCoin Earn na aba Earn.
A interface é quase idêntica à Binance. Você pode escolher entre várias criptomoedas diferentes para fazer stake. Alguns são flexíveis, enquanto outros têm períodos fixos de stake. Clique em Inscrever, digite a quantidade de criptomoeda que você deseja colocar em stake e marque a caixa com o aceite.

Os Riscos de Stake de Criptomoedas

Embora o stake seja, a princípio, menos arriscado do que a negociação ou a caça por altcoins subvalorizadas, ele não é isento de perigos.

Períodos de Bloqueio

Isso não é um risco, mas sim um custo de oportunidade que você como investidor precisa considerar. Alguns pools de stake possuem longos períodos de bloqueio, o que significa que você não será capaz de vender suas moedas até serem liberadas, não importa o que aconteça. No caso de uma queda significativa no preço, sua criptomoeda estará "presa". Por outro lado, você será forçado a HODL (gíria das criptomoedas para mantê-las e não vender) no caso de uma valorização substancial. Assim, os períodos de bloqueio podem ser uma espada de dois gumes, e você precisa ter isso em mente.

Riscos do Contrato Inteligente

As criptomoedas estão sujeitas a hacks — incluindo os conhecidos Coincheck hack, Poly Network hack, Africrypt hack, Mt Gox, Bitmart e Bithumb hacks. As corretoras centralizadas e descentralizadas já sofreram com isso, e você precisa ter ciência desse risco. Um dos motivos das criptomoedas oferecerem retornos e APYs muito melhores é elas compensarem o perigo da perda integral de seus fundos. Os protocolos como Nexus Mutual podem fornecer alguma proteção no caso do roubo dos seus fundos.
Outro risco parecido é o de rug pull (puxada de tapete), embora os pools de stake raramente sejam afetados por eles.

Perda Impermanente

Se você fizer stake de tokens provedores de liquidez, você pode sofrer com a perda impermanente no caso dos preços dos tokens mudarem rapidamente. De forma simples, se um token subir muito de valor em comparação com o outro, você se daria melhor se tivesse apenas mantido o token invés de fornecer liquidez. A perda impermanente é bastante técnica e você pode encontrar uma explicação detalhada sobre perda impermanente aqui.

Conclusão: Vale a Penas Fazer Stake de Criptomoedas?

Sim, stake de criptomoedas vale a pena por três motivos:

  • É uma renda (relativamente) passiva.
  • Comparativamente, o stake de criptomoedas possui risco baixo.
  • Você pode fazer stake de várias criptomoedas diferentes.
Se você comprou criptomoedas e planeja mantê-las por um longo tempo, você deve colocá-las em stake para aumentar seu montante. Algumas criptomoedas também são inflacionárias, logo, o stake é a única maneira de manter sua participação constante em comparação com o fornecimento total. No entanto, certifique-se de pesquisar a qualidade e segurança do provedor de stake antes de se comprometer.
Este artigo contém links para sites de terceiros ou outros conteúdos apenas para fins informativos (“Sites de Terceiros”). Os Sites de Terceiros não estão sob o controle da CoinMarketCap, e a CoinMarketCap não é responsável pelo conteúdo de qualquer Site de Terceiros, incluindo, mas não se limitando, a qualquer link contido em um Site de Terceiros, ou quaisquer alterações ou atualizações do Site de Terceiros. A CoinMarketCap fornece esses links para você apenas para conveniência, e a inclusão de qualquer link não implica endosso, aprovação ou recomendação do site pela CoinMarketCap ou qualquer associação com seus operadores. Este artigo deve ser usado e deve ser usado apenas para fins informativos. É importante fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar qualquer decisão material relacionada a qualquer um dos produtos ou serviços descritos. Este artigo não se destina a, e não deve ser interpretado como, recomendação financeira. As visões e opiniões expressas neste artigo são do autor [da empresa] e não refletem necessariamente as da CoinMarketCap.
12 people liked this article