Como Minerar Monero
How-to Guides

Como Minerar Monero

9m
2 years ago

O Monero é uma das últimas moedas que você pode facilmente extrair sozinho em casa - então, como você realmente começa a minerar essa moeda de privacidade?

Como Minerar Monero

Índice

Este artigo foi atualizado em 23 de março de 2021 para fornecer as informações mais recentes sobre o algoritmo Monero RandomX e mineração com CPU.
Monero (XMR) é uma moeda de privacidade controversa que — apesar da crescente pressão regulatória sobre as corretoras — permanece entre as 20 principais moedas da indústria de criptomoedas. Atualmente, a criptomoeda possui uma capitalização de mercado de mais de US$2 bilhões.
XMR utiliza o mesmo mecanismo de consenso proof-of-work (PoW) do Bitcoin, com a diferença de que a sua implementação permite que até mineradores com uma CPU comum recebam uma parte do prêmio.

Notavelmente, os desenvolvedores do XMR trabalham duro para manter e melhorar a descentralização da rede, mantendo máquinas especializadas, como application-specific integrated circuits (ASICs) longe do cenário de mineração. Dessa forma, mais pessoas podem compartilhar de forma justa o fornecimento total de mais de 17 milhões de moedas. O uso do algoritmo de hashing CryptNight pelo Monero foi substituído em novembro de 2019, quando uma atualização programada introduziu o RandomX, que é um algoritmo PoW que também desencoraja o desenvolvimento de ASICs. RandomX também começou a penalizar os mineradores de Monero que utilizam GPUs, o que significa que a melhor forma de minerar Monero é por meio da CPU.

Join us in showcasing the cryptocurrency revolution, one newsletter at a time. Subscribe now to get daily news and market updates right to your inbox, along with our millions of other subscribers (that’s right, millions love us!) — what are you waiting for?

O Que É Mineração de Monero?

A mineração do Monero é o processo de verificar transações no blockchain da criptomoeda e ganhar recompensas em forma de moedas XMR. Observe que a criptomoeda funciona de forma parecida com o Bitcoin, com exceção do seu empenho em facilitar as transações privadas.
Minerar XMR é criar uma nova moeda na plataforma descentralizada por meio do software de mineração do Monero.

Como Funciona a Mineração de XMR

Diferentemente do Bitcoin, que possui um fornecimento fixo de 21 milhões de moedas, a moeda centrada na privacidade não possui um limite máximo. Em vez disso, ela é configurada para que, se os mineradores descobrirem todos os 18,132 milhões de tokens alocados, uma "emissão de cauda" começará a gerar 0,6 XMR de recompensas infinitas, começando em maio de 2022. Isso mantém os mineradores motivados após esgotar o fornecimento total.

Um novo bloco na plataforma descentralizada é encontrado aproximadamente a cada dois minutos, e a recompensa do bloco atual, em janeiro de 2021, é de 1,26 XMR.

O Que Considerar Antes de Minerar Monero

Lucratividade

A mineração é um negócio; portanto, a lucratividade da mineração de Monero deve entrar em jogo antes mesmo de você pensar em adquirir o equipamento necessário. Um fator-chave que aumenta a lucratividade dos mineradores de XMR é que o processo não exige aparelhos caros e pesados como no Bitcoin. Mesmo com uma CPU, ou GPU, você já está pronto para trabalhar.

Dessa forma, você deve usar uma calculadora de lucratividade de mineração do XMR para calcular se o poder de hash do seu dispositivo, assim como o consumo de energia, o custo da eletricidade, etc., permitem que você obtenha lucro.

Taxa de Hash

A mineração é uma competição por tempo. Assim, quanto maior a velocidade de processamento do dispositivo, mais sortudo e melhor será o processo de mineração. E, como afirmado anteriormente, Monero usa o mesmo mecanismo de consenso do Bitcoin, embora com um algoritmo de hash diferente.

Para explicar, o BTC utiliza o SHA-256, enquanto o Monero usa o RandomX. Os dois algoritmos de hash são responsáveis pela diferenciação nos dispositivos de mineração suportados. Embora os fabricantes do ASIC tenham feito muitas tentativas de entrar na criptomoeda focada na privacidade, a equipe XRM conseguiu iterar atualizações anti-ASIC o suficiente para manter esses dispositivos afastados.

Por que afastar ASICs? Devido ao seu custo, apenas alguns poucos podem comprá-lo, levando à centralização dos mineradores - portanto, anulando a visão de descentralização da comunidade de criptomoedas aos olhos dos desenvolvedores do Monero.

A taxa de hash é uma medida da velocidade dos dispositivos de mineração de criptomoedas. De forma simples, é o número de hashes ou cálculos que o dispositivo pode processar por segundo.

O Que É o Minerador de Monero?

O termo "minerador de Monero" pode se referir a um minerador físico operando dispositivos de mineração ou aos programas instalados para minerar a moeda centrada na privacidade, utilizando CPUs desde a atualização do RandomX.

Além disso, pode significar o software do Monero que discutimos na seção anterior. Neste artigo, vamos utilizar o primeiro significado da lista. Para minerar XMR, você precisa converter seu hardware de mineração em um rig de mineração de Monero.

Rig de Mineração de Monero

Como o Monero agora é quase exclusivamente minerado por CPUs, você pode usar sua CPU atual ou comprar uma nova apenas para minerar Monero.

Depois de decidir sobre a CPU que usará para minerar o Monero, você precisará baixar o software do Monero.

Hardware de Mineração do Monero e Software de Mineração do Monero

O software de mineração do Monero é um aplicativo que ajuda você a conectar seu hardware de mineração ao blockchain ou pool da moeda. Cada CPU suporta um diferente tipo de software de mineração. Observe que utilizar um software que não seja compatível significa que a CPU estará rodando, mas sem recompensas.

  1. XMRig
  2. XMRig NVIDIA CUDA
  1. AMD Threadripper 3990X
  2. AMD Ryzen 9 3900X
  3. Intel Core i9-10900K

Lembre-se de que o software e hardware de mineração são um setor em rápida evolução e que as opções podem mudar com o tempo.

Formas de Minerar XMR

Você pode minerar a moeda centrada na privacidade de três formas:

  • como um minerador solo de XMR;
  • participando de um pool do Monero;
  • utilizando serviços de mineração em nuvem do Monero.

Minerar Solo

Como um minerador solo, é o minerador que interage diretamente com o blockchain. A vantagem mais significativa de um minerador solo é ficar com todas as recompensas do bloco. Infelizmente, os mineradores solitários podem não obter recompensas com a mesma frequência que os pools de mineração.

Outra vantagem para o minerador solo é que pode ser feito no PC.

Pool de Mineração de Monero

Um pool de mineração de XMR é composto por proprietários de rig individuais que combinam seu poder de rigs para aumentar suas chances de encontrar novos blocos no blockchain do Monero. As recompensas do bloco vão para aqueles que contribuíram com o poder de mineração para encontrar um bloco específico.
A maioria dos pools de mineração de XRM cobra uma taxa entre 0% e 2%. Alguns pools de mineração populares do Monero são MineXMR, SupportXMR, Unipool e XMRNanopool. Além de verificar as transações mais rápido do que quem trabalha sozinho, participar de um pool de mineração XMR significa que as recompensas são praticamente estáveis.

No entanto, utilizar um pool do Monero significa que você é responsável por manter o hardware, a conexão com a internet e pagar as contas de luz. Observe que escolher um pool de boa reputação é ideal porque, embora você possa fornecer seu poder de hash a um pool, um pool de má reputação pode não conseguir manter sua conexão com o blockchain Monero.

Mineração em Nuvem de Monero

A mineração em nuvem do Monero é o ato de usar o poder computacional hospedado em uma nuvem para minerar XMR. Frequentemente, os provedores de serviço de mineração em nuvem operam data centers que hospedam os dispositivos de computação.

Os indivíduos pagam uma taxa pelo uso do poder de processamento. Como o data center cuida do trabalho pesado, aqueles que usam o serviço não precisam investir em hardware e rigs de mineração.

A mineração em nuvem do Monero é considerada financeiramente viável se você não for um minerador solo ou fã do pool de mineração. Os provedores de serviço de mineração em nuvem do XMR de boa reputação são Minergate e CCGMining. Uma maneira de identificar um provedor de serviços de mineração em nuvem duvidoso é observar o número de assinantes. Tenha cuidado se o número for muito baixo.

Como Minerar Monero

Já temos tudo que precisamos para começar a minerar XMR? Ainda não. Uma coisa está faltando: um endereço de carteira. Seja você um minerador solo ou em pool, um endereço é de grande importância porque é onde você receberá suas recompensas. Você pode usar uma carteira de nó completo ou sua corretora de criptomoedas favorita, como a Binance e a Coinbase.

Agora que temos todos os ingredientes, é hora de configurar nosso software de mineração. A configuração envolve o uso do software de mineração para conectar o hardware a um pool ou diretamente no blockchain Monero.

O processo de configuração depende do hardware usado e do modo de mineração. Se o processo for bem-sucedido, é hora de observar as recompensas chegando.

Aqui está uma recapitulação de como minerar Monero:
  1. Escolha seu hardware;
  2. Selecione um software de mineração que suporta seu hardware de mineração;
  3. Determine o endereço que você usará;
  4. Configure o software de mineração;
  5. Sente-se e relaxe; o XMR está chegando.

Mineração e Spyware de Monero

É uma triste realidade que o Monero seja muito procurado por malfeitores, como hackers e golpistas, devido ao anonimato que seus recursos de privacidade oferecem. Portanto, esses mesmos criminosos optam por não explorar o XMR de forma legítima ou comprá-lo em corretoras, mas, em vez disso, infectam os computadores dos usuários da Internet por meio de software malicioso (malware) embutido em e-mails ou sites hackeados. Esse malware, por sua vez, usa esses computadores comprometidos para minerar sub-repticiamente o Monero ponto a ponto sem que ninguém saiba.
Estima-se que 4% de todo o Monero é minerado por meio dos chamados botnets, grupos de milhares de computadores invadidos cujo poder de processamento é alavancado para minerar criptomoedas sem o conhecimento de seus proprietários. Estima-se que mais de US$57 milhões em XMR foram extraídos nos últimos quatro anos dessa maneira (dados de janeiro de 2019). O Monero (e o Bitcoin) também é a criptomoeda escolhida pelos hackers para ransomware.
Esta é uma situação insustentável para as autoridades, uma vez que esses recursos são distribuídos para lavadores de dinheiro, criminosos e organizações terroristas. As principais razões pelas quais os reguladores estão agindo com relação à propriedade de criptomoedas são porque eles são obrigados a garantir a proteção dos residentes de suas jurisdições e, mais importante, que sejam cumpridas as orientações globais de lavagem de dinheiro (AML) e ao financiamento do combate ao terrorismo (CFT) da Financial Action Task Force (FATF).

Portanto, eles não podem fechar os olhos a este comportamento ilícito e de violação ao AML/CFT e pressionam as corretoras para removerem moedas de privacidade como XMR. Em 2020, muitas das principais corretoras da Ásia o fizeram.

Essa deslistagem impacta o valor do Monero, e é aconselhável se manter atualizado com os aspectos legais da mineração de Monero em 2021.

Considerações Finais

A mineração do XMR está entre os poucos investimentos de mineração lucrativos que não precisam de equipamentos caros de mineração. Com sua CPU ou GPU e sua iniciativa, você está pronto. Além disso, a opção de mineração em nuvem elimina o incômodo de construir e manter um rig para quem quer se livrar do material técnico envolvido na mineração de Monero.

Se o preço do Monero aumentar, aumenta também sua margem de lucro de mineração, já que o processo requer menos investimento do que minerar Bitcoin. No entanto, é crucial manter os olhos abertos para golpistas, especialmente com mineração em nuvem, bem como a regulamentação de moeda de privacidade em seu país.
Este artigo contém links para sites de terceiros ou outros conteúdos apenas para fins informativos (“Sites de Terceiros”). Os Sites de Terceiros não estão sob o controle da CoinMarketCap, e a CoinMarketCap não é responsável pelo conteúdo de qualquer Site de Terceiros, incluindo, mas não se limitando, a qualquer link contido em um Site de Terceiros, ou quaisquer alterações ou atualizações do Site de Terceiros. A CoinMarketCap fornece esses links para você apenas para conveniência, e a inclusão de qualquer link não implica endosso, aprovação ou recomendação do site pela CoinMarketCap ou qualquer associação com seus operadores. Este artigo deve ser usado e deve ser usado apenas para fins informativos. É importante fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar qualquer decisão material relacionada a qualquer um dos produtos ou serviços descritos. Este artigo não se destina a, e não deve ser interpretado como, recomendação financeira. As visões e opiniões expressas neste artigo são do autor [da empresa] e não refletem necessariamente as da CoinMarketCap.
4 people liked this article