Ethereum Proof-of-Work (PoW) vs Ethereum Proof-of-Stake (PoS)
Ethereum

Ethereum Proof-of-Work (PoW) vs Ethereum Proof-of-Stake (PoS)

5m
3 months ago

Em um mês chegará a tão aguardada Merge do Ethereum. Com isso, surgem informações recentes de um possível fork na cadeia PoW do ETH. Mas o que exatamente isso quer dizer? Leia para descobrir.

Ethereum Proof-of-Work (PoW) vs Ethereum Proof-of-Stake (PoS)

Índice

Recentemente, cobrimos formas de trade na altamente esperada Merge do Ethereum, programada para se lançada em 15 de setembro de 2022. Tudo indica até o momento que as coisas estão no caminho certo — Goerli, a terceira e última testnet do Ethereum, se fundiu com sucesso no mecanismo de consenso. proof-of-stake (PoS).
No entanto, há especulações em torno da transição do Ethereum para a cadeia PoS e sobre o futuro da cadeia proof-of-work (PoW) — principalmente fomentado por Justin Sun, o fundador do Tron, e Chandler Guo, um importante minerador de Ethereum.
Isso levanta a questão: O que acontece se, após Merge, houver duas cadeias de Ethereum — Sendo uma proof-of-work e outra proof-of-stake?
Você pode se perguntar: já não há duas cadeias do Ethereum, sendo ETH e ETC? Sendo assim, vão criar uma terceira?

Está na hora de esclarecer, por meio deste artigo, o que está acontecendo com o Ethereum.

  • Explicar o que acontecerá durante a Fusão
  • Esclarecer o que é ETHPoW
  • Mergulhar no problema do ETHPoW
  • Ver como você pode lucrar com ETHPoW

O Que Acontecerá Durante The Merge?

The Merge já foi abordada diversas vezes em vários artigo, veja aqui um resumo da Merge que está por vir no Ethereum:
  • The Merge marca a transição do Ethereum de proof-of-work para proof-of-stake. No momento da publicação deste artigo, a data foi adiada para 15 de setembro.
  • A mainnet existente (PoW) se fundirá com a Beacon Chain (PoS) para se tornar a nova blockchain do Ethereum (PoS). Ela terá uma camada de consenso para sincronizar o estado da cadeia através da rede e da camada de execução para processar a interação com os contratos inteligentes.
  • Isso não aumentará a taxa de transferência ou reduzirá a taxa de gás.
  • Os stakes de ETH só poderão ser sacados de 6-12 meses após a Merge.
  • A taxa de emissão do Ethereum irá diminuir em 90%.
  • O ETH se tornará "melhor para o meio ambiente" ao deixar de ser PoW. Alguns traders como Arthur Hayes vêem isso como um fator que pode atrair instituições a comprar e fazer stake de ETH, aumentando seu valor.
Há mais complexidades na mudança, mas este resumo capta a essência do que você precisa saber. Você pode encontrar mais informações em nossa análise completa do Ethereum 2.0, embora caiba destacar que a terminologia "Ethereum 2.0" foi descartada pela Ethereum Foundation.

O Que Acontecerá Com os Mineradores de ETH Após The Merge?

Embora existam poucas opções disponíveis para os mineradores de ETH, como a transição para outras moedas proof-of-work mineradas com GPU como Ethereum Classic (o que Vitalik chamou de "uma cadeia boa") e Ravencoin. Os mineradores também podem dedicar seu hardware para outras atividades intensas de GPU, tais como aprendizagem de máquina ou rendimento de farm. No entanto, recentemente, apareceu uma nova opção: um potencial fork do Ethereum proof-of-work, o que permitiria que os mineradores continuassem suas operações.

O Que É PoW do ETH?

Então, com o Ethereum seguindo para PoS fica a questão: por que a súbita emergência e o que é exatamente ETHPoW?
Bom, pense em quem não ficará entusiasmado com a mudança para outro mecanismo de consenso. Você sabe, talvez alguém que realmente goste do proof-of-work e investiu grandes somas de dinheiro nele.
Alguém como os…mineradores.
De acordo com Messari, a Merge tornará obsoleto cerca de US$19 bilhões da indústria de mineração de Ethereum e dos rigs de mineração. Naturalmente, os mineradores do Ethereum estão interessados em colocar seus equipamentos para trabalhar em outro lugar. Vitalik Buterin sugeriu que eles fossem para o Ethereum Classic, o Ethereum "original" que deu origem a cadeia atual após o fork ocorrido depois do DAO Hack.
No entanto, esse não é o plano dos mineradores. Por enquanto. Ao invés disso, EthereumPoW deve ser um hard fork da cadeia atual, que se tornará uma proof-of-stake:

Isso fará com que o Ethereum PoW seja o fork do fork. A existência de três cadeias de Ethereum pode ser bastante confusa. Além disso, o EthereumPoW traz vários problemas tangíveis.

Quais São os Prováveis Problemas para o Fork do ETH PoW?

Um hard fork divide a blockchain em duas cadeias separadas. Neste caso, ETH PoW e ETH (no proof-of-stake). O fork também duplica todos os tokens, NFTs e moedas nativas na cadeia. Até a liquidez dos DApps será duplicada. Digamos que você tenha 10 ETH e 10 mil USDC em uma posição de fornecedor de liquidez antes do fork. Depois do fork, você terá os mesmos ativos em ambas as cadeias.

Isso significa que podemos facilmente dobrar nosso patrimônio líquido com ETH PoW?

Não é assim tão fácil.

Você claramente pode duplicar uma rede, mas não o seu valor. Se você fizer uma cópia da Wikipedia, você terá todas as informações, mas não as mudanças e inclusões trazidas pelos colaboradores. Da mesma forma, o fork do PoW do Ethereum não terá os desenvolvedores e a comunidade e, mais importante ainda, não terá as DApps e emissores de stablecoin honrando seus compromissos.
Em outras palavras, sua stablecoin irá a zero instantaneamente no ETH PoW. Suas posições LP no mercado monetário terão sua liquidez instantaneamente drenadas para ETHPoW (a moeda). Os Oracles vão suportar as DeFi no Ethereum, e não no Ethereum PoW. A DeFi no Ethereum PoW já nasceu morta.
Além disso, há dois pequenos problemas com Ethereum PoW.
Primeiro, ETHPoW (a moeda) terá algum valor, pelo menos inicialmente. Considere o fork como um airdrop de ETHPoW para holders de ETH. No entanto, os bots podem (e provavelmente vão) drenar todos os pools de liquidez para ETHPoW e extrair todo o valor que existe no ecossistema.

Alguns mineradores apoiam o ETHPoW no que tem sido chamado de plano nefasto para derrubar (dump) nos investidores de varejo que não suspeitam de nada (já vimos isso antes):

Veja, a BitMEX em breve listará o token ETHPoW para negociação.

Segundo, todo o esquema traz à tona (mais uma vez) o lado negro das criptomoedas. O lado do interesse próprio e de usar os usuários desinformados para um liquidez de saída:

Há também o fato do EthereumPoW ainda ter que passar pela parte mais difícil, ou seja, fazer novamente um fork da cadeia passando pela difficulty bomb construída que tornará a mineração inviável no longo prazo.

Você Pode lucrar com o ETHE PoW?

Sim. E não.

Sim, uma vez que os usuários com ETH terão a mesma quantidade de ETHPoW após o fork. O ETHPoW é negociado a cerca de US$69 no Poloniex (apoiado pelo Justin Sun), Gate.io, MEXC, DigiFinex e CoinW, no presente momento.

Isso pode ser um bom airdrop, embora você deva esperar muito dumping depois que a fusão for concluída. Seu valor certamente não será alto o suficiente para compensar comprar ETH apenas para receber o "airdrop".

Mas também, não. Uma vez que, tentar esvaziar os pools de liquidez para obter liquidez é um jogo de especialistas e não um jogo a ser tentado pelo usuário médio de DeFi:

Na interminável saga da transição do Ethereum para o PoS, um novo capítulo acaba de ser adicionado. The Merge ocorrerá em um mês, portanto, não espere que este seja o último desdobramento.

Este artigo contém links para sites de terceiros ou outros conteúdos apenas para fins informativos (“Sites de Terceiros”). Os Sites de Terceiros não estão sob o controle da CoinMarketCap, e a CoinMarketCap não é responsável pelo conteúdo de qualquer Site de Terceiros, incluindo, mas não se limitando, a qualquer link contido em um Site de Terceiros, ou quaisquer alterações ou atualizações do Site de Terceiros. A CoinMarketCap fornece esses links para você apenas para conveniência, e a inclusão de qualquer link não implica endosso, aprovação ou recomendação do site pela CoinMarketCap ou qualquer associação com seus operadores. Este artigo deve ser usado e deve ser usado apenas para fins informativos. É importante fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar qualquer decisão material relacionada a qualquer um dos produtos ou serviços descritos. Este artigo não se destina a, e não deve ser interpretado como, recomendação financeira. As visões e opiniões expressas neste artigo são do autor [da empresa] e não refletem necessariamente as da CoinMarketCap.
18 people liked this article