Relatório de 2022 sobre Jogos em Blockchain: Novas Fronteiras e o Caminho a Seguir
CMC Research

Relatório de 2022 sobre Jogos em Blockchain: Novas Fronteiras e o Caminho a Seguir

58m
1 year ago

Relatório de 2022 sobre Jogos em Blockchain: Novas Fronteiras e o Caminho a Seguir

Relatório de 2022 sobre Jogos em Blockchain: Novas Fronteiras e o Caminho a Seguir

Sumário Executivo

Os jogos em blockchain continuam sua luta além do mercado de baixa das criptomoedas. 2022 tem sido um ano repleto de muita construção de jogos, movimentos de mercado, correções de financiamentos e aprendizados. Este relatório mostra a forma como os jogos de blockchain se desenvolveram no terceiro trimestre de 2022, as principais tendências e qual será o futuro do setor.

Veja aqui o sumário executivo:

  1. O jogo em blockchain ainda tem um longo caminho a percorrer para sua adoção em massa. Isso é visto na estagnação de Carteiras Ativas Exclusivas (UAWs, ~1M), volume de transação de NFT (~$500M), e o número de jogos em blockchain (~2.000).
  2. Em termos de participação do mercado de blockchain (com base nas vendas de NFT do mercado secundário), o Ethereum ainda detém a maior parte (~60%), mas isso não impede as camadas 1 e camadas 2 (Solana, Polygon, Immutable – algumas inclusive baseadas no Ethereum) de competir ativamente e se esforçarem para ser a escolha número 1 para os desenvolvedores de jogos em blockchain.
  3. Há uma forte bifurcação nos jogos de blockchain neste momento. Os jogos play-to-earn (P2E) caíram com todos os grandes projetos perdendo mais de 90% da capitalização de mercado no decorrer de 2022. No entanto, a próxima era de jogos divertidos, que estão muito menos focados em ganhar, está sendo construída constantemente por muitas equipes talentosas ao redor do mundo.
  4. O jogo em blockchain está se movendo para sua terceira era de jogos:
    1. A primeira era dos primitivos jogos blockchain foi definida pela CryptoKitties, que mostrou o que NFTs e "propriedade do player" poderiam significar, mas foi fundamentalmente atrasada em razão da falta de escalabilidade da rede Ethereum.
    2. A segunda era foi definida pela Axie Infinity, que construiu um jogo real e usou soluções de escalabilidade, mas falhou no design econômico - incentivando o ganho insustentável sobre a diversão.
    3. A terceira era de jogos de criptomoedas será construída a partir das duas eras anteriores - usando várias soluções de escalabilidade e evitando as maiores falhas econômicas, enquanto prioriza a diversão.
  5. O ambiente de financiamento no terceiro trimestre de 2022 parece radicalmente diferente. Este é o primeiro trimestre em que os jogos de blockchain têm apresentado índices de crescimento negativo de Taxa Homóloga (YoY). Enquanto o número total do terceiro trimestre de 2022 subiu 2,6x YoY (58 vs 22), o valor total do negócio caiu -19% YoY (US$875 vs US$1B). As métricas de crescimento do Trimestre a Trimestre também foram reduzidas, indicando que o mercado segue na correção que começamos a ver no início de 2022.
  6. A palavra-chave para quase toda guida atualmente é "pivô". Para evitar que a maioria das guildas se afunde, nós acreditamos que as guildas precisarão se adaptar a partir de seu modelo de negócios de primeira geração. No futuro, as guildas de sucesso precisarão adicionar uma terceira etapa à sua roda - Comunidade, Gestão de Investimento e Tecnologia e Serviço de Valor Agregado.
  7. As principais plataformas estão lentamente se aquecendo para a ideia de distribuir jogos em blockchain, ou pelo menos de encontrar maneiras de fazer parte disso. Um movimento que irá aumentar a presença de NFTs e Web3 para mais consumidores é a Epic Games Store hospedando Blankos Block Party e a Apple permitindo a venda de NFTs Possibilitar a distribuição em massa de jogos em blockchain é um catalisador muito importante para a adoção em massa.
  8. Já é possível ver a migração de desenvolvedores talentosos de jogos tradicionais para construir os novos jogos de blockchain. Embora essa migração seja lenta e constante (e possa perturbar certos jogadores tradicionais), a curiosidade sobre os jogos em blockchain e a necessidade de obter novas habilidades para o futuro do mundo dos jogo são elevadas. O impacto dessa migração de talentos deve resultar em jogos que não só são mais divertidos de jogar, mas também são construídos com base nas melhores práticas de jogos tradicionais (acelerando a busca pela sustentabilidade econômica).
  9. As melhores práticas que definem o futuro dos jogos em blockchain estão em andamento, sendo a Free-to-Own (F2O) a quarta evolução depois do Play-to-Earn (P2E), Play-and-Earn (P&E) e Play-and-Own (P&O).
  10. A maior característica da F2O é o simples fato de que ela reduz drasticamente as barreiras de entrada, oferecendo NFTs de graça, e não limitando o acesso ao jogo aos proprietários de NFTs que possuem preços de compra extremamente elevados (ou múltiplos NFTs). Isso pode ser um catalisador importante para acelerar a adoção em massa do mercado.
Thanks for reading the report! Download a copy of the full CoinMarketCap x Naavik: 2022 Blockchain Gaming Report here.
30 people liked this article