Um Guia Completo da Cruz da Morte e da Cruz de Ouro
Crypto Basics

Um Guia Completo da Cruz da Morte e da Cruz de Ouro

5m
8 months ago

Há muitas formas de análise técnica, mas sempre vale a pena revisar o básico. Vamos discutir a cruz da morte e a cruz de ouro - dois dos indicadores mais importantes nos mercados financeiros!

Um Guia Completo da Cruz da Morte e da Cruz de Ouro

Índice

Com tantas formas de análise técnica existentes, vale a pena retomar o básico. No artigo de hoje, discutiremos a cruz da morte e a cruz de ouro, dois dos mais populares e fáceis indicadores técnicos. Uma cruz é um simples evento que qualquer um pode aprender a identificar e usar.
A cruz de ouro e a cruz da morte são o cruzamento de uma média móvel de longo e curto prazo. Antes de mergulharmos mais nisso, vamos olhar brevemente para trás para o que é uma média móvel.

Uma média móvel é um indicador usado para simplificar a direção da tendência de um ativo. É a análise do preço médio para um determinado período de tempo. Por exemplo, a média móvel de 50 dias indica o preço médio dos últimos 50 dias. No novo dia, os dados do dia mais antigo são removidos e acrescenta-se um novo. As médias móveis mais comumente usadas são as médias móveis de 50 dias e de 200 dias.

Leia mais sobre as médias móveis aqui!

O Que É Cruz da Morte?

Uma cruz da morte acontece quando uma média móvel mais curta se cruza abaixo de uma média móvel mais longa. Por exemplo, quando a média móvel de 50 dias cai abaixo dos 200 dias de média móvel. Isso informa que a tendência de curto prazo é muito mais fraca do que a tendência de longo prazo e, portanto, o mercado pode ser considerado de baixa.

No entanto, antes de aparecer a cruz da morte, o preço provavelmente já terá recuado bastante em relação às máximas. Em geral, o mercado está com tendência de alta, e as médias móveis de curto prazo estão acima das de longo prazo. Pode ser preciso uma queda bastante desagradável para que o preço fique abaixo da média de curto prazo o suficiente para que esta média passe abaixo da de longo prazo.

Isso significa que, às vezes, a cruz da morte apresenta um sinal falso, onde o preço realmente encontra um fundo logo após o sinal aparecer.

O Que É Cruz da Morte em Ações e Criptomoedas?

Vejamos alguns exemplos de cruz da morte. O gráfico abaixo mostra a recente cruz da morte da Nasdaq 100, um dos principais índices de ações dos Estados Unidos. Como você pode notar, a cruz da morte só aconteceu três meses depois que a Nasdaq caiu.

No entanto, ela continuou caindo mais 10%. A sua natureza retardatária também pode apresentar sinais falsos. No gráfico abaixo, veja que a Nasdaq 100 também apresentou uma cruz da morte após a queda de março de 2020. No entanto, ela reverteu rapidamente o sinal e passou a subir por mais de um ano.

A cruz da morte não é exclusiva de ações e índices. Vejamos outros exemplos de cruz da morte nas criptomoedas.

Exemplos de Cruz da Morte no Bitcoin

Recentemente, a cruz da morte também apareceu no gráfico do Bitcoin. Só no ano passado, a cruz da morte apareceu duas vezes! Uma vez em junho de 2021 e outra em janeiro. Mais uma vez, as cruzes da morte aconteceram algum tempo depois do topo do mercado, mas ainda assim empurraram o preço para baixo.

Resumindo, a cruz da morte acontece quando uma tendência de alta se inverte, e uma tendência de baixa aparece. Pode levar um tempo para aparecer, dependendo de quão próximas estão as duas médias móveis uma da outra. Em geral, quanto mais acentuada for a tendência de alta, mais tempo levará para que uma cruz de baixa aconteça, assim que o preço começar a inverter.

O Que É Cruz de Ouro?

A cruz de ouro é o irmão de alta da cruz da morte. A maioria dos participantes do mercado tende a preferir a cruz de ouro, pois ela sinaliza o início de uma nova tendência de alta. Ao contrário da cruz da morte, a cruz de ouro acontece quando uma média móvel mais curta cruza acima de uma média móvel mais longa. Por exemplo, quando a média móvel de 50 dias cruza acima da média móvel de 200 dias. Isso informa que a tendência de curto prazo é muito mais forte do que a tendência de longo prazo e, portanto, o mercado pode ser considerado de alta. No entanto, antes que a cruz de ouro aconteça, é provável que o preço já tenha se recuperado um pouco acima do fundo.

O Que É Cruz de Ouro em Ações e Criptomoedas?

Vejamos alguns exemplos da cruz de ouro. O gráfico abaixo mostra um dos melhores exemplos de cruz de outro da história recente. Depois desta cruz de ouro, o S&P 500 passou por um rally de cerca de 18 meses seguidos. Veja que sinal forte! Como você pode notar, a média móvel de 50 dias cruzou acima da média móvel de 200 dias, e o resto é história.

A cruz de ouro não é exclusiva de ações ou índices. Vejamos outros exemplos de cruz de ouro nas criptomoedas.

Exemplos de Cruz de Ouro

A cruz de ouro já provocou grandes rallies do Bitcoin. Como mostra o gráfico abaixo, um bom exemplo disso pode ser encontrado em abril de 2019, após o mercado baixista do Bitcoin. A cruz de ouro desencadeou um rally, enviando o bitcoin até a máxima de US$13 mil.

No entanto, assim como a cruz da morte, a cruz de ouro também pode apresentar sinais falsos. Como você pode ver no gráfico abaixo, o Bitcoin apresentou uma cruz de ouro um pouco antes da "Queda do COVID" em março de 2020. Isso foi doloroso. Em maio daquele ano, a cruz de ouro se mostrou bem sucedida, precedendo a subida do Bitcoin que atingiu preços acima de US$60 mil.

Cruz de Ouro vs Cruz da Morte

Tanto a cruz de ouro, quanto a cruz da morte são sinais fáceis de identificar e usar em sua análise. No entanto, devido à natureza atrasada dos indicadores, eles podem apresentar sinais falsos ou indicar tardiamente a mudança de tendência. No entanto, como vimos, a cruz de ouro já provocou tendências de alta de vários meses, portanto, não se preocupe com o atraso de algumas semanas.

A maioria das pessoas olha para os gráficos diários para identificar cruzes de ouro ou da morte, mas a ideia é universalmente aplicável a qualquer período de tempo, ela apenas carrega mais peso em períodos de tempo mais longos, ao custo de um certo atraso.

Como qualquer outro indicador, eu, portanto, acredito que você utilizará isso melhor em combinação com alguns outros indicadores. Não use muitos, mas construa um sistema que, quando combinado, apresente percepções precisas sobre tendências, mudanças de tendências e direção geral do mercado.

Isso completa um resumo básico da cruz de ouro e da cruz da morte, e como eu gosto de incorporá-las em meu sistema de trading. Como de costume, lembre-se que este artigo é baseado na minha limitada experiência em trading de criptomoedas e não deve ser considerado educativo ou orientação. Faça sua própria análise, se divirta e ganhe dinheiro!

Este artigo contém links para sites de terceiros ou outros conteúdos apenas para fins informativos (“Sites de Terceiros”). Os Sites de Terceiros não estão sob o controle da CoinMarketCap, e a CoinMarketCap não é responsável pelo conteúdo de qualquer Site de Terceiros, incluindo, mas não se limitando, a qualquer link contido em um Site de Terceiros, ou quaisquer alterações ou atualizações do Site de Terceiros. A CoinMarketCap fornece esses links para você apenas para conveniência, e a inclusão de qualquer link não implica endosso, aprovação ou recomendação do site pela CoinMarketCap ou qualquer associação com seus operadores. Este artigo deve ser usado e deve ser usado apenas para fins informativos. É importante fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar qualquer decisão material relacionada a qualquer um dos produtos ou serviços descritos. Este artigo não se destina a, e não deve ser interpretado como, recomendação financeira. As visões e opiniões expressas neste artigo são do autor [da empresa] e não refletem necessariamente as da CoinMarketCap.
16 people liked this article