7 Maneiras de Gerar Renda Passiva Com Criptomoedas
Crypto Basics

7 Maneiras de Gerar Renda Passiva Com Criptomoedas

Cansado de acompanhar constantemente seu portfólio, capitalizar oportunidades e gerenciar suas posições? Veja aqui sete maneiras de gerar renda passiva com criptomoedas!

7 Maneiras de Gerar Renda Passiva Com Criptomoedas

Índice

Se você é como muitos holders de criptomoedas, provavelmente descobriu que trading e investimento de criptomoedas podem ser incrivelmente rentáveis, mas também extremamente demorados e muitas vezes estressantes, em razão da necessidade constante de acompanhar seu portfólio, aproveitar as oportunidades e gerenciar suas posições.

Mas, e se você quiser apenas ganhar uma renda passiva sem toda a dor de cabeça que vem com acompanhar o mercado 24 horas por dia, 7 dias por semana? Felizmente, agora existem dezenas de maneiras de fazer exatamente isso: aproveitar suas criptomoedas para gerar retornos em segundo plano, liberando seu tempo para assuntos mais importantes - como ler nosso resumo de 2021 para o Bitcoin.

Veremos aqui sete formas de colocar a sua criptomoeda para trabalhar, ajudando a gerar uma renda passiva adicional com pouco ou nenhum investimento ou necessidade de gerenciamento.

Join us in showcasing the cryptocurrency revolution, one newsletter at a time. Subscribe now to get daily news and market updates right to your inbox, along with our millions of other subscribers (that’s right, millions love us!) — what are you waiting for?

1. Automatize Suas Economias

As moedas tradicionais podem render juros enquanto são mantidas em uma conta poupança, da mesma forma, as criptomoedas também podem ser depositadas em várias plataformas para gerar rendimento.

Algumas delas são contas poupança centralizadas de criptomoedas, como as oferecidas pela Nexo, BlockFi e Crypto.com, que geralmente usam seus fundos para fornecer empréstimos com garantia em excesso a mutuários institucionais. Da mesma forma, muitas corretoras, incluindo a Binance e a Huobi permitem que os usuários obtenham um rendimento com seus fundos em criptomoedas.

Também existem plataformas descentralizadas de economia, como a Orion Money e Anchor, que permitem que você ganhe juros sobre seus fundos em stablecoin. Assim com a Yearn Finance e Autofarm, que movem automaticamente seus fundos entre uma variedade de produtos DeFi para maximizar o seu rendimento.

Essas são indiscutivelmente as maneiras mais simples e diretas de obter um rendimento passivo com suas criptomoedas, uma vez que exigem pouco ou nenhum conhecimento profundo para começar.

Quanto você pode ganhar? Dependendo do ativo que você colocar em stake e a plataforma escolhida, geralmente é possível ganhar cerca de 5-20% de APY.
Quais cuidados se deve tomar? Desconfie de plataformas que oferecem rendimentos suspeitosamente altos, que podem vir a ser esquemas Ponzi.

2. Se Torne um Provedor de Liquidez

As corretoras descentralizadas revolucionaram a maneira como os traders acessam e capitalizam as oportunidades do mercado, fornecendo uma fonte de liquidez sem permissão para uma ampla variedade de criptomoedas.
Com isso, um tipo específico de DEX, conhecido como formador automático de mercado, possibilitou uma maneira totalmente nova para os holders de criptomoedas gerarem rendimento sobre seus ativos - tornando-se provedores de liquidez.

Essas plataformas oferecem pools de liquidez descentralizados que permitem que os usuários negociem e, ao mesmo tempo, facilita a descoberta eficiente de preços, simplesmente usando a ponderação de dois ou mais ativos mantidos em um pool para determinar cada um de seus valores, de modo que um pool contendo 100 ETH e 400.000 USDC precificaria cada ETH a US$4.000 e cada USDC a 0,00025 ETH.

A comunidade geralmente contribui para a liquidez, mantendo sempre parte proporcional do pool, independente de quanta liquidez for adicionada. Essa liquidez é então usada para atender aos traders que executam swaps usando o pool.

Mas é aqui que fica interessante. Quando um trader obtém liquidez do pool, ele paga uma taxa de negociação geralmente em torno de 0,2-0,3% do trade. Isso é dividido entre todos os provedores de liquidez, incluindo você.

Existe um grande número de AMMs e a maioria das principais plataformas de contratos inteligentes disponibiliza uma ou mais opções. Alguns dos mais populares atualmente incluem a Uniswap (no Ethereum), PancakeSwap (na BNB Chain), Pangolin (no Avalanche), WagyuSwap (no Velas) e SushiSwap (multi-chain).

Quanto você pode ganhar? O valor que você ganhará varia consideravelmente entre os pools e as plataformas. Geralmente, quanto maior sua fração da liquidez geral e quanto mais volume de negociação tiver nos pools, mais você ganhará. Os rendimentos podem variar de quase nada a bem mais que 100% de APY.
Quais cuidados se deve tomar? Se você for um provedor de liquidez para ativos voláteis, você precisará entender integralmente as perdas impermanentes.

3. Participe do Rendimento de Farm

Se você já está fornecendo liquidez, os rendimentos de farm fornecem uma maneira de obter um rendimento adicional com seus ativos.

Como o próprio nome sugere, rendimentos de farms são plataformas que permitem que você "cultive" seus rendimentos de várias formas. A forma mais comum é você fazer stake de seus tokens de provedor de liquidez (LP) pré-existentes em um "farm" específico para ganhar uma fração do seu pool de recompensas.

Ao fazer stake dos seus tokens no pool de rendimento, você receberá uma fração proporcional das recompensas que paga a cada dia (semana/mês, etc.) de modo que, se você contribuir com 1% do pool, geralmente receberá 1% das recompensas.

Muitos AMMs, incluindo a PancakeSwap, TraderJoe e SushiSwap, construíram rendimentos de farms, enquanto alguns possuem produtos independentes - como o Venus.

Esses farms de rendimento geralmente permitem que você ganhe seus rendimentos em uma criptomoeda nova ou no token de utilidade/governança nativo do farm de rendimento, por exemplo, você pode fazer farm de CAKE na PancakeSwap ou de WAG na WagyuSwap. A maioria dessas plataformas exibirá o APY esperado com base no valor atual do token de recompensa e no tamanho do seu stake, mas ele pode variar com o tempo.

Quanto você pode ganhar? Os rendimentos de farm geralmente são pagos em criptomoedas voláteis. Se essa criptomoeda despencar em valor, o APY médio pode ser relativamente baixo, enquanto que, se ela valorizar, pode ser relativamente alto. No geral, espere cerca de 5-20% de APY se você liquidar seus rendimentos com frequência.
Quais cuidados se deve tomar? Muitos rendimentos de farm inicialmente oferecem rendimentos incrivelmente altos, mas isso cai rapidamente quando o valor total em stake (TVL) aumenta ou se o valor do token de recompensa cair. Não se esqueça de verificar a estimativa do rendimento regularmente para se manter atualizado.

4. Faça Stake das Suas Criptomoedas

O Proof-of-Stake (POS) não só introduziu uma maneira mais eficiente de manter o consenso em um sistema descentralizado, mas também trouxe uma nova maneira dos holders de moedas ganharem um rendimento - por meio de staking.
Dependendo da criptomoeda e se ela usa apenas POS, Nominated-Proof-of-Stake (NPoS), Delegated Proof-of-Stake (DPoS), ou alguma outra variante, o staking pode exigir a configuração de um nó validador e o bloqueio de um número mínimo fixo de moedas para participar da segurança ou fomentar a rede ou delegar suas moedas a um nomeador ou validador selecionado.

Em qualquer um dos casos, os stakers obtêm um rendimento que geralmente é derivado da inflação da criptomoeda em stake e/ou das taxas de transação geradas pela rede.

Um grande número de criptomoedas oferece recompensas de stake, incluindo Ethereum (pela Beacon Chain), Solana, Cardano, Avalanche, Terra e Polkadot. Alguns deles impõem um stake mínimo fixo ou um período de bloqueio, o que pode representar barreiras para alguns usuários.

No entanto, uma vez em stake, os rendimentos gerados são geralmente completamente passivos - exigindo pouca ou nenhuma supervisão ou intervenção. Você pode escolher por liquidar seu rendimento regularmente para se preservar contra a volatilidade dos preços ou manter suas moedas a longo prazo se acreditar que elas irão valorizar.

Quanto você pode ganhar? O rendimento que você obterá geralmente depende de algumas coisas, incluindo a proporção da oferta que está em stake e qualquer comissão que você tenha que arcar (para DPoS e NPoS). No geral, você pode esperar cerca de 5-15% de APY.
Quais cuidados se deve tomar? Os rendimentos de staking são pagos na mesma moeda que você faz stake, por exemplo, stake de DOT rende mais DOT. Se o valor da moeda que você colocar em stake cair, há uma probabilidade de você acabar com saldo líquido negativo, em termos de fiat, se as recompensas obtidas não compensarem as perdas.

5. Participe de uma "Guild"

Se você entrou na hype mais recente dos jogos play-to-earn, então você pode ter descoberto que jogar esses jogos e fazer uso de seus ativos e NFTS no jogo pode ser um processo demorado.

Afinal, você realmente precisa jogar esses jogos para conseguir ganhar. Com o advento das guildas (guilds), as coisas mudaram.

As guildas são plataformas que permitem que investidores e jogadores de play-to-earn trabalhem juntos em benefício mútuo. Normalmente, os investidores fornecem os fundos e os ativos, enquanto os jogadores aproveitam esses ativos com segurança para gerar rendimento. Esse rendimento então é dividido entre investidores e jogadores, e muitas vezes entre outros intermediários, como gerentes - que criam documentação e materiais de treinamento para jogadores (geralmente conhecidos como "scholars").

Algumas dessas plataformas permitem que os holders de NFT agrupem seus ativos como parte da guilda, enquanto outras permitem empréstimos ponto a ponto de NFT, entre os holders e mutuários, em troca de uma taxa acordada.

Existe uma variedade de guildas em operação, como Yield Guild Games (YGG), Good Games Guild (GGG) e Merit Circle. Cada uma delas funciona de forma diferente, além de terem necessidades próprias quanto a manutenção manual, mas muitas vezes tornam o rendimento muito mais eficiente do que jogar manualmente os jogos.
Quanto você pode ganhar? A quantia que você pode ganhar varia de acordo com a sua guilda, os jogos específicos de play-to-earn e as habilidades dos jogadores. No entanto, você pode ganhar cerca de 20-40% do que poderia ganhar jogando o jogo sozinho - embora sem realmente fazer isso.
Quais cuidados se deve tomar? Nem todas as guildas de jogos blockchain são criadas da mesma forma. Verifique com cautela antes de colocar seus fundos ou ativos em qualquer guilda.

6. Participar de um Fundo de Criptomoedas?

Como você já deve ter notado, a maioria dos fluxos de renda passiva exigirá algum trabalho inicial e manutenção periódica, seja depositando seus ativos em um pool de liquidez, operando um nó validador ou participando de uma guilda.

Os fundos de criptomoedas são uma exceção, pois são verdadeiramente passivos. Assim como os fundos de hedge tradicionais podem ser usados para colocar seu capital fiat em funcionamento, os fundos de criptomoedas permitem que você gere receita usando seus ativos digitais (e muitas vezes, moedas fiat também).

Esses podem ser fundos relativamente simples, como os produtos de investimento de ativo único da Grayscale - como o Bitcoin Trust ou Decentraland Trust. Isso permite que os investidores de fiat ganhem exposição à ação do preço de uma única criptomoeda.

Outros fundos como a Pantera Capital, oferecem produtos de investimento mais complexos, como Pantera Blockchain Fund — que fornece exposição a uma ampla gama de mercados de criptomoedas, incluindo venture equity, liquid tokens e muito mais.

Dito isso, esses fundos geralmente têm algumas barreiras de entrada, que podem incluir um valor elevado mínimo de investimento (por exemplo, US$100.000 até mais de US$1 milhão) e status credenciado. Da mesma forma, as taxas cobradas podem variar consideravelmente - desde muito razoáveis a absurdas.

Quanto você pode ganhar? Cada fundo de criptomoeda, em geral, fornecerá uma visão geral detalhada do seu desempenho passado e indicará métricas específicas, como sua taxa interna de retorno (IRR), que podem ser usadas para estimar seus retornos.
Quais cuidados se deve tomar? Nem todos os fundos possuem um bom desempenho e outros podem ter termos e condições estranhos. Recomendamos examinar qualquer documentação antes de entregar seu dinheiro, prestando especial atenção ao prazo de resgates (que pode ser longo)

7. Mantenha Tokens de Rendimento

Por último, mas não menos importante, são os tokens tokens de rendimento (dividend-yielding) ou "yield-bearing". Como seu nome sugere, estes são tokens que dão aos titulares o direito a uma parte dos lucros gerados pelo emissor subjacente - semelhante à forma como as ações frequentemente dão direito a dividendos aos seus titulares.

Existe agora uma grande variedade de tokens de "dividend-yielding" e cada um opera de forma ligeiramente diferente. Alguns dos tokens de "dividend-yielding" incluem Kucoin Shares (KCS) e AscendEx (BTMX), ambos pagam uma fração de sua receita das taxas de trading aos holders dos token, assim como Nexo (NEXO) que dá direito a uma fração de seus lucros.

Em alguns casos, a simples posse destes tokens é suficiente para se qualificar para os dividendos, que são então distribuídos periodicamente na carteira de cada titular como um airdrop. Já em outros casos, você precisa assinar a plataforma emissora e completar a verificação KYC para reivindicar seus rendimentos.

Os retornos que estes tokens proporcionam estão fortemente relacionados ao desempenho das plataformas subjacentes, o que significa que seus rendimentos podem variar ao longo do tempo.

Quanto você pode ganhar? Os rendimentos podem diferir consideravelmente entre tokens de rendimento, mas, em geral, você pode esperar cerca de 5-10% de APY de algumas das opções mais populares.
Quais cuidados se deve tomar? O valor ganho pode aumentar ou diminuir com base nos lucros do emissor do token. Da mesma forma, os "dividend-yielding" (tokens compartilhados) são voláteis. Recomendamos manter o controle do preço de entrada e do pagamento de dividendos para manter o controle do seu APY.
Este artigo contém links para sites de terceiros ou outros conteúdos apenas para fins informativos (“Sites de Terceiros”). Os Sites de Terceiros não estão sob o controle da CoinMarketCap, e a CoinMarketCap não é responsável pelo conteúdo de qualquer Site de Terceiros, incluindo, mas não se limitando, a qualquer link contido em um Site de Terceiros, ou quaisquer alterações ou atualizações do Site de Terceiros. A CoinMarketCap fornece esses links para você apenas para conveniência, e a inclusão de qualquer link não implica endosso, aprovação ou recomendação do site pela CoinMarketCap ou qualquer associação com seus operadores. Este artigo deve ser usado e deve ser usado apenas para fins informativos. É importante fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar qualquer decisão material relacionada a qualquer um dos produtos ou serviços descritos. Este artigo não se destina a, e não deve ser interpretado como, recomendação financeira. As visões e opiniões expressas neste artigo são do autor [da empresa] e não refletem necessariamente as da CoinMarketCap.
14 people liked this article