Manual Cripto CMC 2023: CBDC e Insight do Banco Central para 2023 por Movmint
CMC Research

Manual Cripto CMC 2023: CBDC e Insight do Banco Central para 2023 por Movmint

3m
1 year ago

Na seção final de Regulação do Manual Cripto CMC 2023, Stanley Yong da Movmint.io apresenta sua tese sobre o desenvolvimento da CBDC e as políticas do Banco Central em 2023.

Manual Cripto CMC 2023: CBDC e Insight do Banco Central para 2023 por Movmint

Escrito por Stanley Yong, Diretor de Produtos, Movmint.io

O mundo em 2023 começará com vários temas macroeconômicos que acreditamos que desempenharão um papel em reformular o foco de alguns projetos da CBDC. Vamos examinar alguns dos principais motivos para a criação da CBDC, e por que elas perderam sua urgência e talvez relevância.

Um dos benefícios frequentemente citados para a introdução de uma CBDC é o potencial de livrar completamente a economia da manifestação física do dinheiro e, portanto, eliminar o limite inferior a zero para as taxas de juros. Isso sem dúvida melhora a eficácia da flexibilização quantitativa e das taxas de juros negativas na reversão da desinflação. Simplificando, as taxas de juros negativas são aplicadas como um encargo sobre o valor dos saldos de depósitos mantidos em uma instituição financeira. Uma maneira de evitar essas cobranças é sacar os depósitos e armazenar o dinheiro como dinheiro físico. O limite inferior a zero é uma resposta racional quando os custos de armazenamento de dinheiro em cofres são menores do que a taxa de juros negativa. A substituição total do dinheiro físico por uma CBDC removeria essa válvula de escape e forçaria que esses depósitos fossem colocados em investimentos, combatendo a desinflação.

A desinflação é agora uma memória distante para os Bancos Centrais, que têm de lidar com a inflação que estava há muito adormecida. A zona do euro relatou uma inflação anual de 10,7% em outubro de 2022, com base na estimativa rápida do Eurostat. O discurso da CBDC também mudou, com argumentos defendendo que as CBDCs permitiriam, a princípio, diferentes taxas de juros para diferentes saldos, o que ajudaria no combate à inflação. É claro que isso combina a CBDC com uma implementação técnica. No entanto, testemunharemos mais experimentos da CBDC no atacado de multi-moeda usando mecanismos adaptados das Finanças Descentralizadas (DeFi), como o protocolo de empréstimo Aave, para injetar taxas de juros em 2023.

Um tema macroeconômico relacionado é o contínuo inverno das criptomoedas e o crescente ceticismo contra elas. Isso é corroborado pelos reguladores e investidores do varejo após grandes falências de corretoras centralizadas, plataformas de empréstimos e entidades de negociação. Mesmo os Bancos Centrais mais corajosos reconsiderarão as discussões sobre permitir a construção direta em uma blockchain pública que possa causar algum risco ao próprio Banco Central. A urgência para os Bancos Centrais facilitarem a rápida entrada e saída nos mercados de criptomoedas certamente desapareceu, dadas as crescentes preocupações sobre a ampliação do acesso do varejo à classe de ativos e seu possível contágio financeiro.

Em terceiro lugar, o colapso da FTX em novembro despertou o público para a necessidade de autoproteção ao manter criptomoedas. Consequentemente, prevemos que 2023 trará um reexame das principais suposições feitas pelos Bancos Centrais sobre a conveniência do modelo de distribuição intermediária de dois níveis (Banco Central e bancos comerciais) para CBDCs. Modelos de distribuição direta de camada única e modelos híbridos para distribuição são mais prováveis do que nunca de se tornarem parte dos projetos operacionais da CBDC.

Na nova era das altas taxas de juros, os juros pagos em depósitos bancários comerciais estão aumentando rapidamente e atuam para desincentivar as participações das CBDC no varejo que não acumula juros (que seria a maioria atual).

Em 2023, mais Bancos Centrais estarão, portanto, dispostos a considerar a titularidade direta das contas dos cidadãos em seus livros. Isso precisará do apoio de novos sistemas contábeis e aprimorados e de regulação para importantes questões políticas sobre a necessidade de KYC em contas e transações. Algumas das respostas legislativas significarão uma mudança neste campo, apresentando difíceis compensações em que o Banco Central deve equilibrar seu desejo de fornecer uma solução de pagamento e unidade de conta melhor, de baixo custo e única, com a necessidade de não sufocar as iniciativas do setor privado.

Prevemos que a ampliação do uso e dos testes de produção de CBDC em 2023 levará a um debate mais contencioso e aberto sobre o escopo e os limites adequados de uma CBDC, com participantes privados adotando uma abordagem mais agressiva para marcar seu território.

Este artigo contém links para sites de terceiros ou outros conteúdos apenas para fins informativos (“Sites de Terceiros”). Os Sites de Terceiros não estão sob o controle da CoinMarketCap, e a CoinMarketCap não é responsável pelo conteúdo de qualquer Site de Terceiros, incluindo, mas não se limitando, a qualquer link contido em um Site de Terceiros, ou quaisquer alterações ou atualizações do Site de Terceiros. A CoinMarketCap fornece esses links para você apenas para conveniência, e a inclusão de qualquer link não implica endosso, aprovação ou recomendação do site pela CoinMarketCap ou qualquer associação com seus operadores. Este artigo deve ser usado e deve ser usado apenas para fins informativos. É importante fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar qualquer decisão material relacionada a qualquer um dos produtos ou serviços descritos. Este artigo não se destina a, e não deve ser interpretado como, recomendação financeira. As visões e opiniões expressas neste artigo são do autor [da empresa] e não refletem necessariamente as da CoinMarketCap.
1 person liked this article