JPMorgan e DBS constroem blockchain para transferências instantâneas entre ecossistemas de tokens de depósito.
Notícias Crypto
JPMorgan e o DBS Bank de Singapura estão construindo uma estrutura blockchain que permite transferências instantâneas entre seus ecossistemas de tokens de depósito. O sistema permite que clientes institucionais realizem transações entre bancos 24 horas por dia em redes públicas e autorizadas.
A estrutura permite que clientes de ambos os bancos troquem depósitos tokenizados e executem pagamentos transfronteiriços em tempo real de forma contínua. O DBS afirmou que o sistema proporciona às empresas maior agilidade e rapidez para lidar com incertezas globais e aproveitar oportunidades com disponibilidade contínua.
Pelo menos um terço dos bancos comerciais pesquisados já lançaram, testaram ou pesquisaram depósitos tokenizados, segundo dados do Bank for International Settlements de 2024. Bancos suíços como UBS, PostFinance e Sygnum completaram o primeiro pagamento legalmente vinculante baseado em blockchain em setembro, demonstrando a viabilidade da tecnologia para pagamentos institucionais.
Rachel Chew, COO do grupo DBS e chefe de moedas digitais, descreveu as estruturas de interoperabilidade como essenciais para reduzir a fragmentação nas transferências transfronteiriças de dinheiro tokenizado. A colaboração com a Kinexys, da JPMorgan, representa um marco importante para a infraestrutura de pagamentos transfronteiriços.
O anúncio ocorreu duas semanas depois que a JPMorgan realizou a primeira transação na Kinexys Fund Flow, sua plataforma de tokenização em breve lançamento. O banco de investimentos planeja lançar em 2026, expandindo para tokenizar créditos privados e ativos imobiliários além de tokens de depósito.
JPMorgan e DBS apoiaram a Patrior, uma rede de liquidação blockchain e plataforma de pagamentos que arrecadou $60 milhões em julho de 2024. O desenvolvimento sinaliza um impulso institucional contínuo na infraestrutura de criptomoedas, enquanto o setor financeiro tradicional explora a tecnologia de livros distribuídos para sistemas de pagamento e liquidação.
A estrutura responde ao crescente interesse institucional em soluções financeiras tokenizadas dentro do setor mais amplo de ativos do mundo real. Instituições financeiras estão explorando blockchain para aumentar a eficiência, reduzir custos e oferecer aos clientes capacidades de transação aprimoradas através de fronteiras e fusos horários.
