A alta nos rendimentos dos títulos japoneses pode reduzir a liquidez nos mercados de criptomoedas.
Notícias Crypto Japão
O rendimento dos títulos do governo japonês de 10 anos atingiu 1,86% na segunda-feira, o nível mais alto desde abril de 2008, levantando preocupações sobre impactos potenciais em ativos de risco globais, incluindo criptomoedas.
Os rendimentos dos títulos japoneses de 10 anos quase dobraram nos últimos 12 meses. Os títulos de 2 anos também atingiram 1% pela primeira vez desde 2008, de acordo com dados do MarketWatch que acompanham o mercado de renda fixa asiático.
O aumento marca uma mudança significativa em relação ao ambiente de taxas negativas ou próximas de zero que durou décadas no Japão. Este regime de baixa taxa incentivou investidores institucionais em todo o mundo a tomar empréstimos em ienes a baixo custo e alocar capital em ativos de maior rendimento por meio da estratégia de carry trade em ienes.
O autor de economia Shanaka Anslem Perera explicou que trilhões foram emprestados em ienes e alocados em títulos do Tesouro dos EUA, títulos europeus, dívidas de mercados emergentes e ativos de risco globalmente. Perera afirmou que a âncora que sustentava essa estrutura agora está se rompendo à medida que os rendimentos domésticos japoneses aumentam.
Instituições japonesas detêm aproximadamente US$ 1,1 trilhão em títulos do Tesouro dos EUA, representando a maior posição estrangeira. Quando os rendimentos domésticos sobem de quase zero para quase 2%, o cálculo econômico muda e o capital enfrenta pressão para retornar ao país, segundo análise de Perera.
O momento cria desafios para os Estados Unidos, enquanto o Federal Reserve encerra o aperto quantitativo. O Tesouro dos EUA precisa emitir recordes para financiar déficits de US$ 1,8 trilhão, enquanto um grande país credor ajusta sua alocação de capital.
Bitcoin e criptomoedas normalmente se beneficiam de políticas monetárias ultra flexíveis e baixas taxas globais. O carry trade em ienes forneceu capital barato abundante, com parte fluindo para ativos especulativos como criptomoedas e ações de tecnologia dos EUA.
O analista de mercado DeFi Wukong afirmou que o crypto geralmente mostra efeitos primeiro porque ocupa a extremidade mais alta do espectro de risco. Mesmo pequenas mudanças na liquidez geram movimentos de preços acentuados no mercado de criptomoedas.
Se a liquidez se reverter e voltar para o Japão, menos capital especulativo estará disponível para o mercado crypto. Analistas alertam que uma reprecificação violenta nos mercados de títulos globais pode desencadear voos para ativos seguros, resultando em vendas em todos os ativos de risco enquanto investidores buscam caixa e liquidez.
